Balanço CFMV: o trabalho da Comissão Nacional de Meio Ambiente em 2016

28/12/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:46am

Por Carolina Menkes

Pensando na importância dos médicos veterinários e zootecnistas atuarem de forma multidisciplinar e dentro do contexto da Saúde Única, a Comissão Nacional de Meio Ambiente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNMA/CFMV) promoveu, em 2016, seu primeiro seminário.

O evento, realizado em junho, no Mato Grosso, abordou o papel do médico veterinário e zootecnista no meio ambiente e estimulou profissionais a se capacitarem e atuarem na área. “Está cada vez mais clara a importância do trabalho multiprofissional em busca da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, afirmou a presidente da CNMA, Maria Izabel de Medeiros.  

""Foto: Ascom/CFMV

Em 2016, a CNMA/CFMV também realizou o primeiro fórum das comissões nacional e regionais de Medicina Veterinária. A oportunidade de conhecer as diferentes realidades das questões ambientais nos estados e a atuação dos profissionais nas comissões foi destacada pela Comissão.

"O CFMV explicou sua forma de atuação e os regionais presentes puderam passar aos colegas os principais problemas de suas regiões, as ações da comissão de meio ambiente e o que pretendem fazer", relatou Maria Izabel.

Também houve a colaboração da Comissão Nacional de Meio Ambiente ao longo do ano na construção do texto do Plano Javali, com a participação em consulta pública e reunião realizada com diversas instituições ligadas ao meio ambiente, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O estreitamento do contato com instituições federais de meio ambiente também foi incentivado aos presidentes das comissões regionais, no âmbito estadual.

A parceria com outras comissões nacionais do CFMV, como a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV), também foi destaque durante o ano, com palestra no Seminário Nacional sobre o Papel do Médico Veterinário e Zootecnista na Área Ambiental sobre o tema da Saúde Única. Uma reunião conjunta com a CNSPV também ocorreu em outubro, na sede do CRMV-SP, quando foi discutida preocupação comum sobre a questão de resíduos de serviços de saúde.

Houve ainda a presença da Comissão de Meio Ambiente em reuniões do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) do Ibama para acompanhamento da agenda ambiental do país.  

Outra ação da CNMA em 2016 foi o início da elaboração de um manual verde. A ideia é trabalhar questões sobre produção e consumo sustentáveis, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas em interface com a Medicina Veterinária e Zootecnia. “Queremos nos adequar cada vez mais à legislação ambiental. Não existe atualmente um manual específico para a profissão, voltado a médicos veterinários e zootecnistas, portanto pensamos em fazer algo geral e prático para qualquer área de atuação”, explicou a presidente da Comissão.  

Em novembro e dezembro de 2016 houve ainda a participação da CNMA, pela primeira vez, em eventos internacionais. O primeiro deles foi a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-22) que aconteceu em Marrakesh, no Marrocos. Na ocasião, foram feitas parcerias e foi apresentado o trabalho do CFMV na área ambiental.

Em seguida, a Comissão participou de conferência sobre desenvolvimento sustentável na Malásia, o 8th International Conference on Sustainable Development and Planning.

Para 2017, a ideia é que a segunda edição do Seminário Nacional sobre o papel do Médico Veterinário e Zootecnista na Área Ambiental seja realizado no segundo semestre para discutir o papel dos profissionais frente aos desafios e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A segunda edição do fórum das comissões nacional e regionais de meio ambiente também está prevista para junho de 2017.

Sobre a CNMA/CFMV

A Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA/ CFMV) é composta pelos médicos veterinários Maria Izabel Merino de Medeiros, Heitor David Medeiros, Elma Pereira dos Santos Polegato e Cíntia Mara Miranda Dias.  

Assessoria de Comunicação do CFMV