CFMV contribui com sugestões para texto do Concea sobre bem-estar animal

30/11/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:46am

No mês de novembro, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) enviou sugestões, por meio de suas comissões nacionais, sobre texto do Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal (Concea/MCTIC) que aborda o bem-estar animal.

No texto, o CFMV sugere o uso do conceito já consolidado na literatura nacional de bem-estar, que diz que o bem-estar se refere ao estado do animal e não à sua capacidade. “Ao nos referirmos ao fato do animal ser capaz ou não, estamos imputando uma falha ou uma espécie de responsabilidade descabida”, justifica o CFMV.

No texto do Concea o bem-estar físico é dito como relacionado com a condição corporal do animal. Segundo o CFMV, a expressão de comportamento não condiz com o bem-estar físico e sim com o bem-estar comportamental.

Para o Conselho, o bem-estar deve ser caracterizado para permitir uma avaliação em graus. “O conceito apresentado sugere que o bem-estar se refere somente ao lado positivo dessa escala”, complementa

Justifica ainda a inclusão de trecho para que sejam utilizados instrumentos / escalas de mensuração de dor, considerados unidimensionais e universais, que avaliam exclusivamente a intensidade da dor em qualquer idioma ou cultura.

O CFMV sugere que o mesmo peso seja dado ao bem-estar estar físico, mental e comportamental. Ressalta ainda que é preferível o uso de bem-estar comportamental do que bem-estar natural, como consta.

Segundo o CFMV, o termo sintoma não deve ser usado para identificar alterações no nível de bem-estar dos animais. “Na Medicina Veterinária apenas os sinais clínicos são observados na maioria das espécies. Embora o animal sinta, o sintoma é uma sensação subjetiva anormal, sentida e não visualizada pelo examinador. Já o sinal é um dado objetivo, que pode ser notado pelo examinador, por meio de inspeção”, explica. 

O Conselho Federal solicita ainda a inclusão de itens para avaliação da hierarquia das necessidades no bem-estar animal: manter a vida; manter a saúde; e manter o conforto. Segundo o CFMV, este é um conceito técnico-cientifico e ético importante a ser considerado para o bem-estar animal.

Assessoria de Comunicação do CFMV