Buiatria é tema de reunião no CFMV

27/10/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:46am

Por Roberta Machado

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, recebeu na sede da instituição representantes dos profissionais que atuam na criação e manejo de bovinos e outros ruminantes. No encontro, realizado na última terça-feira (26/10), foi confirmado o apoio do CFMV ao XII Congresso Brasileiro de Buiatria, que será realizado em Foz do Iguaçu (PR) em setembro do ano que vem.

O evento é realizado a cada dois anos, e é referência nacional nos aspectos relacionados à saúde e produção de bovinos, ovinos, caprinos e bubalinos. “É do interesse do CFMV estimular esse tipo de evento voltado para a produção animal. Precisamos de médicos veterinários com envolvimento nessa área, que representa o desenvolvimento econômico, social e político da profissão”, avaliou Arruda.

""Foto: Ascom/CFMV

Compareceram ao encontro Júlio Augusto Naylor Lisbôa, presidente da Associação Brasileira de Buiatria; Paulo César Amaral Ribeiro da Silva, da Associação de Buiatria do Estado do Rio de Janeiro; e José Renato Junqueira Borges, da Associação de Buiatria do Estado de Goiás e Distrito Federal. Também participou da reunião Cícero Pitombo, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ).

O objetivo da parceria é ampliar o alcance da divulgação dos avanços da buiatria, área de atuação que está presente em todo o território nacional. “O apoio do CFMV é muito importante, pois a sua ação é muito abrangente. Esperamos chegar ao profissional do campo, que tem pouco tempo e acesso a essas informações”, ressalta Paulo César Amaral da Associação de Buiatria do Estado do Rio de Janeiro.

O grupo também discutiu o panorama da pecuária no Brasil, e sobre como essa atividade econômica pode ganhar força com a atuação dos médicos veterinários. “Esse profissional é o responsável por trazer maior eficiência na produção, e melhorar os aspectos de saúde e bem-estar animal na produção”, ressaltou Júlio Augusto Naylor Lisbôa.

No entanto, Lisbôa ressalta que o número de médicos veterinários interessados em se dedicar ao manejo e cuidado com ruminantes não acompanha o potencial de crescimento dessa atividade. Na avaliação dos representantes, estimular os novos profissionais do mercado a atuar na buiatria é um desafio de grande importância econômica e social.

“Esse é um segmento que tem a capacidade de absorver os colegas médicos veterinários, com condições de trabalho e de remuneração que evoluem com o agronegócio. E o trabalho no campo, aliado à sustentabilidade e ao bem-estar animal, são desafios estimulantes para o profissional”, avalia Cícero Pitombo, presidente do CRMV-RJ.

 

Saiba mais

Acompanhe as novidades do XII Congresso Brasileiro de Buiatria

Assessoria de Comunicação do CFMV