UEMA e Instituto Leonardo Murialdo ressaltam importância do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem do CFMV

14/09/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu a primeira visita do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no início de setembro para introduzir o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem na instituição. No mesmo período, uma nova parceria foi firmada com o Instituto Leonardo Murialdo – Faculdade Murialdo, em Caxias do Sul (RS).

A diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, Francisca Neide Costa, conta que a decisão de aderir ao projeto se deu pela importância da iniciativa na formação do médico veterinário. “As universidades não costumam dar esse foco mais humanístico na formação dos profissionais. Essa participação os torna mais aptos a lidar com pessoas, se relacionar melhor, gerir seus próprios negócios e saírem mais preparados para o mercado de trabalho”, diz.  

Até o momento, doze professores de diferentes disciplinas e períodos já se mostraram entusiasmados em aderir ao Projeto. A professora de Anatomia Veterinária e coordenadora de mestrado em Ciência Animal da UEMA, Alana Lislea de Sousa, é um deles. “Somos professores em sua maioria com muitos anos de atividade e de uma época em que o conhecimento era técnico. Mas todo o nosso trabalho passa pelo contato com o proprietário do animal, por isso é importante a humanização”.

Para Alana, o processo passa pela desconstrução de uma visão já consolidada sobre o perfil do médico veterinário. “Vamos construir práticas que os alunos não estão acostumados, com uma nova visão das metodologias, trabalhos em grupo, novas ferramentas, explorando as habilidades de cada um”, explica.  

Durante a visita, o CFMV realizou uma reunião com 40 estudantes da Instituição, que também aprovaram a proposta. Outros cursos da instituição, como de Agronomia e Zootecnia, também mostraram interesse na iniciativa.

“O CFMV mostra que está atento e preocupado com a formação dos profissionais nas universidades e essa parceria tem grande valia para as instituições brasileiras”, elogia a diretora Francisca Neide.

 

Instituto Leonardo Murialdo

A parceria firmada no início de setembro entre o CFMV e o Instituto Leonardo Murialdo – Faculdade Murialdo, em Caxias do Sul (RS), também tem gerado expectativas positivas entre os docentes e estudantes, de acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da instituição, Rafael Festugatto.

O curso de Medicina Veterinária no Instituto Leonardo Murialdo teve início apenas em 2014 e para o coordenador, a linha da instituição vai ao encontro das competências humanísticas. “Precisamos cuidar não só da questão profissional e técnica, mas também nos preocuparmos com a pessoa humana”, afirma Festugatto.

A visita no Instituto deve ser realizada pelo CFMV no segundo semestre de 2017.

 

Saiba mais: Parcerias são firmadas entre o CFMV e universidades do país para desenvolver o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem

 

Assessoria de Comunicação do CFMV