UFRRJ inaugura Centro de Memória Carlos H. Tokarnia

14/07/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) inaugurou o Centro de Memória Carlos H. Tokarnia, em reconhecimento ao médico veterinário e professor que construiu um importante legado no meio acadêmico-científico e dedicou 60 anos à profissão. A cerimônia de inauguração foi realizada em 6 de julho, dia que marcou um ano da morte do professor. No ano passado, Tokarnia recebeu uma homenagem póstuma do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) com o prêmio Paulo Dacorso Filho.

O evento que marcou a abertura do Centro contou com a presença de veteranos da Medicina Veterinária fluminense. O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Cícero Pitombo, esteve presente no evento e compôs a mesa de abertura ao lado da professora e responsável pela criação do Centro, Marilene de Farias Brito; da reitora da UFRRJ, Ana Maria Dantas; da diretora do Instituto de Veterinária, Miliane Moreira Soares de Souza; e do chefe de Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da UFRRJ, Carlos Matias.

"" Foto: Coordenação de Comunicação Social da UFRRJ

“O acervo que ele deixou está reunido em um lugar especial, antes ocupado por ele, e organizado no setor de Anatomia Animal. Vamos poder usar para visitação e para aulas das disciplinas. Vai ficar como referência de gratidão e de saudade de seus quase 60 anos de dedicação ao ensino, pesquisa e extensão”, afirmou a professora da UFRRJ e idealizadora do projeto, Marilene Moreira Soares de Souza.

Na plateia, estavam presentes a viúva do professor Tokarnia, Maria Luiza, e o médico veterinário e amigo, Jürgen Döbereiner, que deu um testemunho da relação de amizade que os dois mantinham desde os anos 1950.

 

História

Carlos Maria Antônio Hubinger Tokarnia nasceu no Rio de Janeiro, no dia 24 de março de 1929. Formou-se em Medicina Veterinária pela Escola Nacional de Veterinário da Universidade Rural do Brasil, atual UFRRJ, em 1952. Especializou-se no conhecimento de plantas tóxicas e publicou mais de 200 trabalhos em revistas científicas nacionais e livros que são referência mundial.

Ele atuou por mais de 30 anos como médico veterinário do Ministério da Agricultura e foi responsável por cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em diversas universidades federais do país.

Saiba mais: CFMV homenageia o médico veterinário Carlos Antônio Tokarnia com o prêmio Paulo Dacorso Filho  

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do CRMV-RJ