CFMV participa do VI Encontro Nacional de Residências em Saúde

14/07/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

A experiência pioneira da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária (CNRMV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) foi destaque no VI Encontro Nacional de Residências em Saúde (ERNM), realizado entre os dias 5 e 8 deste mês na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Há 15 anos a comissão do CFMV contribui para o aperfeiçoamento dos programas de especialização, beneficiando na formação de toda uma geração de médicos veterinários brasileiros.  Os resultados satisfatórios obtidos pela CNRMV alimentaram o debate do VI ENRM, e inspiraram proposições de criação de comissões de residência nos demais conselhos de categorias profissionais da área de saúde.

O evento, que teve como tema central “construindo nossa Identidade e questionando nossa formação”, propôs um resgate da discussão dos modelos de residência em saúde e um debate sobre a qualidade da formação profissional. O CFMV contribuiu nas discussões do Fórum de Coordenadores, evidenciando o protagonismo do CFMV na atenção oferecida aos programas de residência e na contribuição do grupo com as demandas das câmaras técnicas, da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e do Ministério da Educação (MEC).

"" Foto: Arquivo pessoal

As residências Multiprofissionais abrangem 16 áreas de atuação da saúde. Dentre as profissões cujos coordenadores estavam presentes no VI ENRM, apenas Enfermagem e Medicina Veterinária possuem comissões de residência já formadas e atuantes nos conselhos das categorias profissionais.

A atuação do CFMV serviu de modelo para que os representantes de outras profissões se inspirassem a seguir o exemplo consolidado com as residências em Medicina Veterinária. “O relato da importância das atividades destas comissões para os programas de residência foi fundamental para que fosse inserido na carta final do encontro a proposição da criação destas comissões nas demais profissões”, conta Virgínia Bocourny Lunardi, integrante da CNRMV/CFMV que esteve presente no VI ENRS para falar sobre a experiência da comissão.

“Destaca-se o fato de a Medicina Veterinária estar inserida em vários programas de Residência Multiprofissional a nível nacional, sem nenhum estranhamento quanto ao seu papel e sua importância, o que não ocorria anteriormente”, ressalta a médica veterinária. “Isso demonstra o reconhecimento da importância e da contribuição do médico veterinário no âmbito do SUS”, avalia Lunardi. Também representou a CNRMV/CFMV no evento o médico veterinário Antônio José de Araújo Aguiar.

 

Carta

Os quatro dias de debate e apresentações também resultaram na produção de um relatório final, com sugestões para a qualificação dos programas de residências em saúde. A Carta de Curitiba, como é chamado o documento produzido neste ano, reforça a importância da construção coletiva e democrática da Polícia Nacional de Residências em Saúde, e reafirma a importância dos espaços institucionais governamentais responsáveis por esses programas.

A carta reivindica, ainda, a definição de Políticas Institucionais de integração, ensino e serviço que garantam o estabelecimento de parâmetros de produtividade das atividades docentes. O documento também destaca o caráter de formação dos residentes nas equipes de saúde, e reforça a importância do desenvolvimento de práticas participativas e da construção conjunta do processo de trabalho e da educação permanente de tutores, preceptores e docentes.

Os encontros nacionais das residências em saúde têm sido reconhecidos como espaços para aproximação e diálogo entre residentes, docentes, tutores, coordenadores e gestores, além dos trabalhadores da área de saúde, usuários e instituições. Na sua sexta edição, o evento já é um espaço consolidado para a troca de experiências e a democratização do conhecimento.

Assessoria de Comunicação do CFMV