Ministério cria comitê para sanidade de equídeos
12/07/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Comitê Consultivo do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (cavalos, burros e jumentos). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (8/7). O Brasil tem cerca de 8 milhões de equídeos.
O comitê foi criado para colaborar na definição de políticas sanitárias para prevenção, controle e erradicação de doenças. O grupo é formado por integrantes do ministério, como fiscais federais e o secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel, além de representantes de instituições científicas, entre elas a Universidade Federal de Pernambuco, o Instituto Biológico de São Paulo e a Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos (Abraveq).
O Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) tem o objetivo de combater doenças, através da fiscalização, controle de trânsito dos animais, estudos epidemiológicos, educação sanitária e intervenção imediata em caso de suspeita ou ocorrência de doenças de notificação obrigatória.
Recentemente, o CFMV enviou ao Mapa contribuições para consulta pública que visa a construção de documento com diretrizes para prevenção, controle e erradicação do mormo no território nacional, no âmbito do PNSE.
Saiba mais: CFMV envia sugestões para consulta pública do Mapa sobre mormo
Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do MAPA