UFMT recebe primeira visita do CFMV para implementar Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem
11/07/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am
Por Carolina Menkes
Com o objetivo de desenvolver competências humanísticas nos futuros profissionais de Medicina Veterinária, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem realizado visitas a Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil que aderiram ao Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem.
Nos dias 20 e 21 de junho foi a vez da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, receber sua primeira visita técnica.
Foto: Ages/CFMV
Para a coordenadora da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, Adriana Borsa, a iniciativa do CFMV é inovadora. “Até o momento os professores têm tido dificuldades de trabalhar as competências humanísticas com os alunos. É um grande passo para melhorar a qualidade de ensino dos futuros profissionais”, acredita a coordenadora.
O professor do Departamento de Ciências Básicas e Produção Animal, José Ricardo de Souza, também acredita ser uma grande oportunidade para a universidade. “A nova abordagem só tem a acrescentar na formação de nossos alunos e na forma de trabalhar de nossos discentes. Temos uma responsabilidade grande em nossas mãos”, diz Souza.
A extensão da iniciativa a outras áreas é defendida pelo também professor da Faculdade, Carlos Eduardo dos Santos. “A condição humanística é fundamental para o desenvolvimento do bom profissional. Esperamos poder também trabalhar no futuro com egressos, pessoas já inseridas no mercado de trabalho e que podem nos passar um reflexo real do que acontece neste segundo momento”.
Após a visita inicial, para implantação do Projeto, a UFMT recebe o retorno do CFMV no semestre seguinte, com o objetivo de avaliar resultados e passar novas diretrizes.
O projeto tem duração de um ano e o CFMV faz acompanhamento mensal durante esse período, para sanar possíveis dúvidas.
Saiba mais
As metodologias ativas que fazem parte do Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem têm sido aplicadas em salas de aula de cursos de graduação de Medicina Veterinária. Elas seguem a Resolução CNE/CES nº 01/2003, do Conselho Nacional de Educação, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em Medicina Veterinária.
Segundo as DCNs, devem fazer parte dos objetivos de aprendizagem das IES competências e habilidades que incluem Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.