CFMV contribui para consulta pública sobre monitoramento e controle de Salmonella

12/04/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) contribuiu, por meio de sua Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV), para nova consulta pública do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

O projeto de instrução normativa trata do monitoramento e controle de Salmonella spp em estabelecimentos avícolas comerciais de frango e perus de corte e de abates de aves registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF).

O objetivo do documento é reduzir a ocorrência da bactéria e garantir mais proteção ao consumidor.

Entre as sugestões da CNSPV/CFMV, estão correções de grafias em nomes científicos, de acordo com as Regras Internacionais de Nomenclatura Zoológica.

Sobre a bactéria

A Salmonella é uma bactéria comum aos homens e aos animais, amplamente distribuída na natureza, capaz de sobreviver por longos períodos na presença de matéria orgânica e umidade. 

A Embrapa Suínos e Aves, lançou, recentemente, uma página especial sobre a Salmonella para ampliar a divulgação de informações sobre o agente e proteger as granjas.

A médica veterinária Jalusa Deon Kich, responsável pela elaboração da página especial da Embrapa afirma que, entre os principais problemas da contaminação por Salmonella estão “as doenças transmitidas por alimentos, a perda da competitividade do comércio internacional de carnes, a possibilidade de rastreamento de surtos, ou seja, o produtor pode ser identificado e a transmissão de genes de resistência”.

Saiba mais: http://portal.cfmv.gov.br/noticia/index/id/4517/secao/6

Assessoria de Comunicação do CFMV