CFMV busca articulação para ampliar presença de médicos-veterinários e zootecnistas no Ministério do Meio Ambiente
02/02/2024 – Atualizado em 05/02/2024 – 1:45pm
Em visita ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), nesta sexta-feira (2), a presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária Ana Elisa Almeida protocolou ofício em que reforça o alinhamento das competências de médicos-veterinários e zootecnistas com áreas de atuação da pasta ministerial.
A presidente ressaltou que o CFMV busca maior aproximação e articulação com o ministério, inclusive, se colocando como órgão consultivo para construções coletivas em atenção às demandas dos profissionais inscritos na autarquia. “Esclarecemos o importante papel do médico-veterinário e do zootecnista no contexto das atividades do ministério, que abrange diversas áreas relacionadas à conservação da fauna, à saúde animal e à gestão ambiental”, detalhou Ana Elisa Almeida no documento encaminhado à ministra Marina Silva.
Diante da diversidade de responsabilidades, a presidente frisou, ainda, a necessidade da criação de vagas específicas para médicos-veterinários e zootecnistas em futuros concursos públicos ou processos seletivos sob a coordenação do MMA. “Sabemos que pelas diretrizes curriculares e as competências estabelecidas por lei, os profissionais por nós representados desempenham funções cruciais que se alinham diretamente às atividades do ministério e autarquias vinculadas como o ICMBio e o Ibama”, apontou.
A medida busca assegurar a presença qualificada de profissionais em todas as regiões do país, promovendo a efetividade das ações de conservação e gestão ambiental. A articulação do CFMV atende, ainda, ao pedido de colaboração do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) para que o MMA concentre maior atenção às categorias durante a elaboração de processos seletivos.