CRMV-SP e CRMV-SC, em conjunto com o Concea, realizam visitas técnicas a instalações de animais com fins de ensino e pesquisa
13/11/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de São Paulo (CRMV-SP) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC), em conjunto com o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea/MCTI), deram início às primeiras visitas de orientação técnica em instalações que mantêm animais com fins de ensino ou pesquisa científica. As visitas conjuntas fazem parte do acordo de cooperação técnica assinado entre o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o Concea que visa conjugar esforços para garantir o bem-estar animal.
Crédito da Foto: CRMV-SC
A visita no estado de São Paulo ocorreu nas instalações do curso de Medicina Veterinária das Faculdades Metropolitanas Unidas Educacionais (FMU). Outras seis instituições foram sorteadas no estado de São Paulo e serão visitadas ainda em novembro, com a participação das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs) de cada local. Na FMU, o trabalho contou com a presença da fiscal médica veterinária do CRMV-SP, Sueli Santos de Carvalho, o assessor técnico médico veterinário, Leonardo Burlini, e o conselheiro do Concea, o médico veterinário Marco Antonio Stephano. A equipe técnica aplicou um formulário de avaliação elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) CFMV/Concea.
Segundo o conselheiro do Concea, está programada para o dia 25 de novembro, a publicação pelo Concea de manuais de bem-estar animal para as diferentes espécies. Após 90 dias da divulgação do material, serão iniciadas fiscalizações pelo CRMV-SP em biotérios e demais instalações de ensino e pesquisa que mantenham ou utilizem animais. “Essas visitas orientativas podem ser consideradas também um treino para os fiscais do CRMV-SP, pois serão eles os responsáveis pelas fiscalizações que acontecerão em pouco mais de 90 dias”, explicou Marco Stephano.
Durante a fiscalização pelo CRMV-SP, além das condições das instalações, será avaliada a presença do médico veterinário responsável técnico e o seu papel na preservação do bem-estar dos animais. Os fiscais deverão indicar ao Concea possíveis infrações que encontrarem e que possam resultar em processos administrativos.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, a visita ocorreu nesta sexta-feira (13) em instalação com fins de ensino ou pesquisa do Centro de Inovação e Ensaios Pré-clínicos (Cienp), em Florianópolis (SC). O médico veterinário Zunino, coordenador da ação pelo CRMV-SC, explica que será preparado um cronograma para que todos os 57 biotérios localizados no Estado e cadastrados no Concea sejam vistoriados. “Ações como esta proporcionam um estudo da situação real e viabilizam propostas de melhorias. Cabe ao RT garantir à sociedade que as orientações sejam repassadas e que as regras e normas sejam respeitadas naquela atividade”, afirma Zunino.
Crédito da Foto: CRMV-SC
A vistoria em Santa Catarina contou ainda com a participação do professor do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do Concea, Carlos Rogério Tonussi, do fiscal do CRMV-SC, Edson Antonechen, da médica veterinária e RT da instalação visitada, Maria Lúcia Schiaffino, e do gerente do Centro de Inovação e Ensaios pré-clínico (Cienp), Jarbas Siqueira.
Além de Santa Catarina e do estado de São Paulo, os biotérios sorteados para receber as primeiras visitas serão no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso. O acordo de cooperação técnica firmado entre as instituições terá vigência de cinco anos a contar do dia 26 de outubro.
Saiba mais: http://portal.cfmv.gov.br/noticia/index/id/4439
Assessoria de Comunicação do CFMV com informações da Assessoria de Comunicação do CRMV-SP e do CRMV-SC