Semana de conscientização de uso de antimicrobianos é discutida na 376ª SPO

28/11/2023 – Atualizado em 28/11/2023 – 5:06pm

A Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos foi um dos temas debatidos pela Diretoria Executiva e pelos conselheiros do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), na 376ª Sessão Plenária Ordinária (SPO), nos dias 20 e 21 de novembro. A reunião foi realizada de forma presencial, na sede provisória da autarquia, em Brasília (DF), e on-line via plataforma Zoom.

Na terça-feira (21), antes do início do segundo dia de reunião, o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida participou on-line da abertura do Seminário Prevenindo Juntos a Resistência Antimicrobiana. Em sua fala, ele destacou o papel do médico-veterinário para o uso consciente dos antimicrobianos, sobretudo alinhado à saúde única: ambiental, animal e humana. Compuseram a mesa de abertura Eduardo de Azevedo, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (DSA/Mapa); e Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Neste ano, o CFMV e a ABPA uniram-se ao Mapa na Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos. A médica-veterinária Erivânia Camelo, chefe de Gabinete da Presidência, e o médico-veterinário Fernando Zacchi são os representantes do órgão nos painéis de discussão. O conselho federal assumiu o compromisso de divulgar as iniciativas da pasta sobre o tema, voltadas principalmente aos setores produtivos de suinocultura e avicultura, ao segmento pet, aos médicos-veterinários e zootecnistas.

Em uma abordagem de saúde única, o médico-veterinário José Maria Filho, tesoureiro do CFMV, ponderou sobre os resíduos de antimicrobianos, visando à segurança dos alimentos de origem animal, em especial os de fonte hídrica, como o pescado.

Sobre as relações institucionais do CFMV, além do Mapa, Almeida lembrou da participação do órgão no Conselho Nacional de Saúde (CNS), representado pelo médico-veterinário João Alves; no Fórum dos Conselhos Federais da Área de Saúde (FCFAS), com a médica-veterinária Glória Boff; e no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o médico-veterinário Leonardo Napoli, que participou ativamente da construção do Programa Nacional de Manejo Populacional de Cães e Gatos.

Assuntos administrativos e financeiros

Os diretores e conselheiros analisaram e aprovaram as primeiras reformulações orçamentárias para o exercício de 2023 dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária dos estados do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e do Distrito Federal. Foram apreciadas e deferidas as segundas reformulações orçamentárias para o ano corrente dos conselhos regionais da Bahia e de Sergipe, todas em conformidade com a Resolução CFMV nº 1.049/2021.

A Comissão de Tomada de Contas (CTC/CFMV) analisou e apresentou o complemento da prestação de contas do exercício de 2021 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Acre (CRMV-AC). 

A CTC também avaliou e demonstrou as prestações de contas do ano de 2022 dos seguintes regionais: Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Todas foram aprovadas por unanimidade pelo plenário, que também apreciou e votou a favor das propostas orçamentárias dos conselhos regionais para o exercício de 2024.

Participação

O quórum presencial da 376ª SPO foi composto pela Diretoria Executiva do CFMV: Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente; Ana Elisa Almeida, vice-presidente; e José Maria Filho, tesoureiro e secretário-geral em exercício, devido à viagem de Helio Blume para o VII Foro Internacional de Educación Veterinaria, no Uruguai.

Estiveram presentes os conselheiros Célio Garcia, Olízio da Silva, Flávio Veloso, Marcelo Weinstein Teixeira, Marcílio Magalhães, Paulo Guerra e Márcia Villa. A reunião também contou com a participação dos médicos-veterinários Romulo Spinelli e Marcos Vinícius Neves, vice-presidente e tesoureiro, respectivamente, para a gestão 2023-2026 do CFMV, que assinaram o termo de posse administrativa, na segunda-feira (20).

Assessoria de Comunicação do CFMV