MPA promove semana do peixe em todo o país com o objetivo de estimular o consumo de pescado

05/10/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

Desde a última segunda-feira (29/9) acontece em todo o Brasil a 12ª Semana do Peixe, que segue até o dia 16 de outubro. O aumento do consumo do pescado no país e a importância da proteína do peixe para a saúde humana são os principais objetivos da Semana, que é promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

O pescado é a proteína animal mais saudável e consumida no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O consumo médio no país aumentou de 6,5 quilos por ano, em 2013, para 10,5 quilos em 2015. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) orienta que o consumo de peixe seja de 12 quilos per capta ano.

Na Semana do Peixe, para incentivar o consumo, é possível comprar peixes de qualidade com um preço mais acessível. As atividades da Semana também incluem oficinas de gastronomia e degustação.

A médica veterinária Agar Costa, da Comissão Nacional de Especialidades Emergentes do Conselho Federal de medicina Veterinária (CNEE/CFMV), ressalta a importância da presença do médico veterinário na Aquicultura. Segundo ela, esta é uma atividade emergente e com amplo campo de atuação. "Na área de sanidade, a atuação do médico veterinário garante a qualidade do produto e evita patologias", afirma.

Saiba mais

A inspeção e a fiscalização sanitária, higiênica e tecnológica das fábricas de pescado são competências exclusivas dos médicos veterinários, segundo a Lei 5.517, de 23 de outubro de 1968, que dispõe sobre o exercício da profissão de médico veterinário.

O controle de medidas sanitárias para as atividades de detecção precoce, relatórios e controle de patógenos em animais aquáticos também deve ser feito somente por autoridades veterinárias dos países importadores e exportadores, conforme o Código Sanitário dos Animais Selvagens Aquáticos, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Veja outras informações sobre a Semana do Peixe em todo o país http://www.mpa.gov.br/semanadopeixe e confira as dicas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para consumir peixes com qualidade:

– Na feira ou no supermercado, observe as condições de higiene do local;
– Peixe processado deve ser mantido em balcões apropriados, abaixo de – 18° C;
– Pescados frescos precisam estar cobertos por uma farta camada de gelo para garantir temperatura de segurança (em torno de 0°);
– Observe o brilho dos olhos, se estiverem opacos é sinal de que o peixe não está fresco;
– As brânquias devem estar na coloração vermelha ou rosa, nunca cinza;
– O odor não pode ser forte;
– Aperte a musculatura do peixe, ela deve voltar à posição normal rapidamente;

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações do MPA e da EBC