CFMV apoia concurso que premiará faculdades que substituem o uso prejudicial de animais em aula

22/09/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

Com o objetivo de identificar e premiar os melhores e mais inovadores métodos pedagógicos humanitários no ensino da Medicina Veterinária e da Zootecnia, a World Animal Protection, com o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), iniciou um concurso destinado a docentes de toda a América Latina.

O concurso tem como tema “Métodos alternativos ao uso prejudicial de animais no ensino da Medicina Veterinária e Zootecnia na América Latina – Propostas inovadoras para um ensino ético”.  A ideia é promover a educação humanitária nas escolas da América Latina, tendo em vista o uso constante de animais em salas de aula de forma prejudicial – gerando dor, sofrimento, estresse ou até mesmo a morte.

Os métodos humanitários são alternativas educacionais que não prejudicam os animais. Entre elas estão os simuladores (realidade virtual), manequins, impressoras 3D, vídeos de treinamento cirúrgico, técnicas de pintura corporal e uso de cadáveres de origem ética.

Como participar

Poderão participar do concurso professores de faculdades de Medicina Veterinária e de Zootecnia que já utilizam métodos alternativos e que lecionam em países da América Latina. Os autores das melhores propostas ganharão um kit de modelos e simuladores da empresa norte-americana Rescue Critters® e terão seus projetos publicados em documento divulgado por toda a América Latina.

As inscrições para envio das propostas tiveram início no dia 21 de setembro e vão até 30 de outubro.

Os projetos serão avaliados por um comitê de especialistas em bem-estar animal e/ou pedagogia e representantes da World Animal Protection e da Associação Panamericana de Ciências Veterinárias (Panvet). Os vencedores serão anunciados no dia 15 de dezembro no site brasileiro e latino-americano da World Animal Protection.

Além do CFMV, apoiam o projeto a Panvet e a Federación Panamericana de Facultades y Escuelas de Ciencias Veterinarias.

Leia o regulamento completo e inscreva-se aqui.

Assessoria de Comunicação do CFMV com informações da World Animal Protection