Concea disponibiliza documento sobre alternativa ao uso de animais para disciplina de Técnica Cirúrgica
10/09/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou, na quarta-feira (9), documento orientativo sobre alternativas ao uso de animais para a Disciplina de Técnica Cirúrgica nas Instituições de Ensino Superior (IES).
O Concea ressalta seu apoio aos diversos cursos de Medicina Veterinária no Brasil que já têm utilizado métodos alternativos ao uso de animais vivos nas aulas de técnica cirúrgica. A metodologia pode ser dividida em substituição parcial e total do uso de animais vivos .
Segundo o texto, para que os cadáveres mantenham as mesmas características encontradas em um animal vivo, novas formas de conservação e manutenção têm sido pesquisadas. É o caso de técnicas que mantém características como cor e consistência de peças anatômicas.
O CFMV apoia o uso de métodos alternativos no ensino da Medicina Veterinária. Saiba mais:https://www.youtube.com/watch?v=-63B39RDv-I&index=4&list=PL-zsjavAZIR5F17YZ4VxSaxnh2abrEb-M
Assessoria de Comunicação do CFMV