Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem: CFMV assina termo de cooperação com mais duas universidades

08/07/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (8), a assinatura de termo de cooperação técnica entre o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e mais duas universidades para implantação do Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem. A Universidade de Marília (Unimar) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) receberão as primeiras visitas no segundo semestre deste ano.

A iniciativa está em andamento em diversas instituições de ensino do país e visa inserir competências humanísticas nas estratégias de ensino dos cursos de Medicina Veterinária, conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

O projeto objetiva formar profissionais mais críticos e flexíveis, desenvolvendo nos futuros médicos veterinários, em conjunto com as competências técnicas, habilidades como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

"O CFMV deseja que os médicos veterinários e os zootecnistas sejam, definitivamente, parte integrante da sociedade em que vivem, não só como profissionais, mas também como cidadãos", afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Histórico do Projeto

A iniciativa foi colocada em prática pela primeira vez em 2013, com a realização de visitas a Instituições de Ensino Superior (IES). Desde então, duas delas já colocaram em ação a nova metodologia: a Universidade de Cuiabá (Unic), em Cuiabá (MT) e a Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), em Curitiba (PR).

Em 2015, foram incorporadas ao projeto o Centro Universitário Filadélfia (UniFil), em Londrina (PR); o Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, no estado de São Paulo; a Universidade Luterana do Brasil, em Canoas (RS); a Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOChapecó), em Chapecó (SC); a Universidade Federal do Piauí (UFPI); e a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).  

O projeto tem duração de um ano, com avaliação a cada semestre, e conta com o acompanhamento do CFMV ao longo do processo.

Leia mais: http://portal.cfmv.gov.br/noticia/index/id/4187/secao/6

Assessoria de Comunicação CFMV