CFMV lamenta falecimento do médico veterinário Carlos Maria Antônio Hubinger Tokarnia

07/07/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

NOTA DE PESAR

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) manifesta profundo pesar pelo falecimento do Dr. Carlos Maria Antônio Hubinger Tokarnia, ocorrido na segunda-feira (6), no Rio de Janeiro, aos 86 anos.

Carlos Hubinger Tokarnia nasceu no Rio de Janeiro, em 24 de março de 1929.  Estudou na Alemanha, na Áustria, e ao voltar ao Brasil prestou vestibular para Medicina Veterinária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na época Universidade Rural do Brasil. Graduou-se em 1952. Fez estágio na África do Sul como bolsista da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Atuou por mais de 30 anos como médico veterinário do Ministério da Agricultura e foi responsável por cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado em diversas Universidades Federais do país.

Desde o início da vida profissional, Carlos Hubinger Tokarnia teve a ambição de ser um médico veterinário competente na área clínica e da patologia. E assim cumpriu sua missão, dedicando sua vida na Medicina Veterinária ao estudo das doenças em bovinos causadas por plantas tóxicas e deficiências minerais. Atualmente era professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde começou sua vida acadêmica. Publicou mais de 200 trabalhos em revistas científicas nacionais e escreveu livros que são referência, como “Plantas Tóxicas da Amazônia a Bovinos e Outros Herbívoros” e “Deficiências Minerais em Animais de Produção”.

O CFMV reconhece e agradece ao Dr. Carlos Hubinger Tokarnia pela dedicação  à Medicina Veterinária, deixando seu nome na história da profissão no país. Esse ilustre médico veterinário nos deixa ciente desse reconhecimento, pois sabia da escolha de seu nome como vencedor do Prêmio Paulo Dacorso Filho – Edição 2014, a ser entregue no dia 22 de julho, durante o XVII Congresso Latino-americano de Buiatria.

O corpo do Dr. Carlos Hubinger Tokarnia será cremado nesta quarta-feira (8) no cemitério Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro. O velório será de 9h às 12h.

Assessoria de Comunicação do CFMV