CFMV participa de Conferência Global sobre Redução de Riscos Biológicos da OIE

29/06/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

O presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Benedito Fortes de Arruda, estará presente na Conferência Global sobre Redução de Riscos Biológicos da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O evento começa nesta terça-feira (30) e segue até quinta-feira (2) em Paris, na França.

O CFMV também será representado pelos presidentes da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV), Sthenia Amora e da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV), Felipe Wouk.

A Conferência Global sobre Redução de Riscos Biológicos da OIE tem como objetivo: priorizar na agenda dos países membros a redução das ameaças biológicas; fortalecer os vínculos entre setores sanitários; promover um marco de referência internacional no âmbito da saúde pública e animal como chave para reduzir as ameaças biológicas; desenvolver um programa centrado na melhora dos mecanismos para difundir o conhecimento científico e o reforço dos sistemas sanitários.

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, destaca que, o mundo globalizado, com a locomoção de pessoas a negócios, turismo e a comercialização de produtos, propicia riscos maiores para difundir enfermidades.

 “As ameaças biológicas podem afetar animais, vegetais e o meio ambiente. Dentro do conceito de saúde única, é muito importante essas ações de interação entre os países e serviços de saúde. Nesse cenário, o médico veterinário tem papel fundamental para garantir a integridade, tanto nos aspectos econômicos quanto sociais”, afirma Arruda.

A expectativa é que o evento conte com a participação de mais de 400 pessoas, entre especialistas, representantes de organizações internacionais, dos setores produtivos, comércio de animais vivos e produtos de origem animal.

A OIE considera que os serviços sanitários de saúde pública e saúde animal devem estar preparados para enfrentar diferentes tipos de ameaças como as decorrentes de catástrofes naturais (terremotos, enchentes) e não naturais (conflitos ou acidentes industriais, por exemplo).

Assessoria de Comunicação do CFMV