Seminário de Educação da Zootecnia leva coordenadores de curso e docentes a refletirem sobre novas estratégias de ensino
03/06/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am
O V Seminário Nacional de Educação da Zootecnia, evento organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), ocorreu nos dias 27 e 28/5, em Fortaleza (CE), e reuniu cerca de cem pessoas no auditório do Centro de Eventos do Ceará. O evento fez parte do XXV Congresso Brasileiro de Zootecnia, o Zootec 2015.
As responsabilidades e competências dos coordenadores de curso de Zootecnia foram abordadas em palestra pela professora de Zootecnia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e ex-integrante da Comissão Nacional de Educação da Zootecnia (CNEZ), Antônia de Maria Ribeiro.
Ribeiro ressaltou a complexidade da atuação dos coordenadores, mas também a importância de seu papel junto aos docentes. "Além das funções gerenciais e acadêmicas, o coordenador precisa lidar com funções políticas e institucionais. Deve ser um líder em sua área de conhecimento e ter função estimuladora", indica.
O desenvolvimento permanente do curso também foi ressaltada pela professora como função essencial do coordenador, além da responsabilidade pela elaboração do projeto pedagógico, seleção dos professores e assistência pedagógica dos docentes. "Os coordenadores precisam valorizar as competências dos professores, que costumam ser cobrados e exigidos, mas também precisam ser reconhecidos", aconselha.
Competências profissionais foram também tema de palestra da integrante da Área de Planejamento Estratégico do CFMV, Regina Werneck. Na ocasião, Werneck relatou experiência bem-sucedida de trabalho que tem realizado com a Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do Conselho Federal, por meio do Projeto Estratégias de Ensino-Aprendizagem, que está em ação em Instituições de Ensino nacionais.
O objetivo da ação é a introdução de competências humanísticas nos cursos de graduação, o que permite uma visão mais crítica e reflexiva dos futuros profissionais, para que sejam trabalhadas em conjunto com as competências técnicas.
A introdução de competências humanísticas nas instituições de Ensino da Zootecnia é um projeto do CFMV e a CNEZ solicitou uma palestra no Seminário para que o tema fosse apresentado aos zootecnistas. Uma oficina também foi realizada na tarde do dia 28, por Regina Werneck com os coordenadores de curso, para trabalhar na prática as competências humanísticas.
Projetos pedagógicos
Uma mesa redonda realizada pelos professores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Maria Cristina Manno, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Harold Patino, e de Alfredo Acosta, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), trouxe ao debate exemplos de inovações em projetos pedagógicos nas respectivas faculdades de Zootecnia de suas universidades.
As palestras do V Seminário já estão disponíveis. Acesse aqui.
Confira aqui a galeria de fotos do V SNEZ.
Assessoria de Comunicação do CFMV