Comissão Nacional de Meio Ambiente pretende ampliar a conscientização ambiental dos profissionais em sua nova gestão

18/05/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

"Da

A Comissão Nacional de Meio Ambiente (CNMA) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou, de 13 a 15 de maio, a primeira reunião de sua nova gestão, na sede do CFMV. Na ocasião, o grupo elaborou sugestões para documentos do CFMV, organizou propostas de eventos e fez desdobramentos do mapa estratégico 2015-2017, iniciado no final de março.

Participam da Comissão os médicos veterinários Maria Izabel Merino de Medeiros, Heitor David Medeiros, Cintia Mara Miranda Dias, Elma Pereira dos Santos Polegato e Walfrido Moraes Tomas. 

Uma das intenções da CNMA para sua nova gestão é propor a atualização de resoluções vigentes do Conselho, especialmente sobre questões ambientais, para que estejam de acordo com as atuais legislações ambiental e sanitária.

"Os trabalhos desta Comissão permitirão discussões de vários assuntos que servirão para o Conselho Federal elaborar propostas de Projetos de Lei para o meio ambiente, considerando não só o meio rural, mas também os centros urbanos. A produção sustentável também é foco desta Comissão", ressalta o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Fóruns regionais

O planejamento do 2º Fórum de Meio Ambiente do Sistema CFMV/CRMVs também foi debatido na reunião. Segundo a Comissão, a proposta é que o evento seja realizado ainda este ano, em Cuiabá (MT). O primeiro fórum foi realizado em São Paulo (SP), no final de 2013.

“Os fóruns dão continuidade ao trabalho de conscientização da importância da Medicina Veterinária e Zootecnia na área ambiental. A intenção é trabalharmos nas cinco regiões do Brasil, com um fórum em 2015 e dois em 2016 e em 2017”, explica a presidente da Comissão Maria Izabel. 

Outra proposta de conscientização ambiental aos profissionais é a elaboração do Manual Verde de Sustentabilidade, que pretende dar continuidade ao projeto de gestão ambiental no CFMV. A intenção é que o Manual seja lançado em 2017 com orientações ambientais para a atuação dos médicos veterinários e zootecnistas, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde Animal.

Assessoria de Comunicação do CFMV