Com a palavra, a zootecnista Lariessa Moura de Araújo Soares

14/05/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

Graduada em Zootecnia no ano de 2007 pela Universidade Federal do Mato Grosso, Lariessa Soares é especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Interamericana de Porto Velho – Uniron. Atualmente, faz mestrado na área de Produção Animal pela Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo). Além disso, a zootecnista é professora nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho e trabalha na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia.

 

ASCOM CFMV – Pode contar um pouco sobre como a senhora se interessou pela Zootecnia?

Lariessa Moura de Araújo Soares – Sempre me interessei por animais e pela essência do trabalho no campo. Minha família trabalha no setor agropecuário e desde pequena tive contato com o meio rural. Quando jovem, terminando o ensino médio, comecei a pesquisar sobre diversas profissões e logo me conectei com a Zootecnia, imprimindo um sonho (que ainda não realizei) meu e do meu pai: fabricar ração para animais.

 

ASCOM CFMV – Há quanto tempo trabalha na área?

Lariessa Moura de Araújo Soares – Trabalho na área desde o término da graduação, em 2007. Trabalhei quatro meses em uma fazenda e, em julho de 2008, fui contratada pela EMATER-RO, que desenvolve trabalhos de assistência técnica e extensão rural voltados para agricultura familiar e execução de políticas públicas. No ano de 2012 iniciei docência para os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho, em Porto Velho, Rondônia.

 

ASCOM CFMV – Sobre a sua atuação na Zootecnia, qual é a sua área atual e como é a prática diária?

Lariessa Moura de Araújo Soares – Trabalhando com assistência técnica e extensão rural voltada para agricultura familiar, várias áreas são contempladas, visto a diversidade de sistemas de produção integrados nessas unidades. Pequenos e grandes animais são abordados através de metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), levando a esses agricultores novas práticas agropecuárias e tecnologias, intensificando o sistema produtivo e melhorando a propriedade como um todo.

Com a docência, percebi a importância do processo de ensino aprendizagem na formação profissional, onde o professor deve atuar não só como mediador, mas como promotor do senso crítico e construção do conhecimento, sendo peça-chave para composição do futuro profissional dos discentes.

 

ASCOM CFMV – Que áreas da Zootecnia a senhora destaca como emergentes e que ainda precisam ser mais conhecidas? Por quê?

Lariessa Moura de Araújo Soares – Ano passado conheci um colega zootecnista que trabalha com créditos de carbono. Acredito ser inovadora a participação de zootecnistas na temática meio ambiente, principalmente na região Norte.

A passos largos, o campo também está sendo informatizado: o zootecnista é o profissional adequado para atuar junto a Técnicos de Informação, desenvolvendo softwares a serem implantados em empresas rurais e auxiliando na gestão e monitoramento dos índices zootécnicos.

Existem outras áreas emergentes, como Bem-estar animal, o mercado de produtos orgânicos, certificadoras de rastreamento e qualidade de produtos de origem animal, que estão em crescimento e necessitam de profissionais habilitados.

 

ASCOM CFMV – E para os estudantes, o que a senhora pode dizer sobre a rotina diária da profissão e que eles provavelmente não sabem?

Lariessa Moura de Araújo Soares – Ouvi certa vez este ditado: o único lugar onde o sucesso vem antes de trabalho é o dicionário. É um ditado simples, porém traz uma imensa mensagem. Pode parecer normal o sucesso de determinados profissionais, porém, se sua trajetória for investigada, todos passaram por um longo caminho de vitórias e fracassos até atingir o ápice. Contudo, sempre perseveraram e se dedicaram ao seu objetivo.

A rotina diária do zootecnista de campo é árdua e gratificante quando os resultados das orientações técnicas começam a resultar em maior desempenho e produtividade. Descubra qual área seu perfil tem maior afinidade e com certeza você desenvolverá um excelente trabalho.