Com a palavra, o zootecnista José Ribamar Felipe Marques

07/05/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

Como parte das ações da campanha do Dia do Zootecnista 2015, “Quem é o Zootecnista”, a Assessoria de Comunicação do CFMV entrevistou alguns profissionais de diferentes estados do Brasil. Nas entrevistas, eles revelam a diversidade da profissão e contam um pouco sobre o seu dia a dia profissional e as áreas da Zootecnia que consideram emergentes. 

José Ribamar Felipe Marques, zootecnista

José Ribamar Felipe Marques formou-se em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1974.  Escolheu a profissão por vocação e pela influência do mundo agrícola, pois já era formado como técnico agrícola, trajetória da qual tem orgulho. Integra a Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

 

ASCOM CFMV – Há quanto tempo o senhor trabalha como zootecnista?

José Ribamar Felipe Marques – Trabalho há quase 40 anos na Embrapa. Sou pesquisador na área de Produção Animal e Melhoramento Genético Animal, na Embrapa Amazônia Oriental. Fiz mestrado em Produção Animal, em 1984, pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); doutorado em Genética pelo IB-UNESP, Botucatu, em 1991; concluí pós-doutorado em Genética, na Universidade de Córdoba, na Espanha, em 2006.

 

ASCOM CFMV – Qual é a sua área e como é a prática diária?

José Ribamar Felipe Marques – Atualmente, como zootecnista e pesquisador da Embrapa, sou Líder de Projeto de Melhoramento Genético de Búfalos, em um trabalho gratificante com a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB) e sua afiliadas, acompanhando as pesquisas no campo, nos currais, levando uma vida feliz de quem trabalha fazendo o que ama e a que se dedicou toda uma vida.

 
ASCOM CFMV – Que áreas da Zootecnia o senhor destaca como emergentes e que ainda precisam ser mais conhecidas?

José Ribamar Felipe Marques – Considero que a mais emergente é a mais antiga: a Produção Animal, pois o mundo todo clama por mais alimentos e nós somos, como zootecnistas, os profissionais da produção de alimentos. Há, no entanto, outras áreas modernas e que despontam com grande futuro, como: a Zootecnia de Precisão; a Genética, em todas as vertentes; a Zootecnia Ambiental, que se preocupa em não desmatar e não poluir, com sustentabilidade; a Pet Zootecnia ou Zootecnia dos pequenos animais, que é uma promissora carreira, inclusive para atuação nos centros urbanos, envolvendo a Nutrição, Instalações, Administração de Lojas e estabelecimentos PET.

ASCOM CFMV – E para os estudantes, o que o senhor pode dizer sobre o dia a dia da profissão?

José Ribamar Felipe Marques – O candidato a zootecnista deve gostar de animais, pequenos, médios, grandes! Então, a tendência do zootecnista, que tem essa origem de gostar de animais, é trabalhar feliz para sempre, como eu o faço há quase 50 anos. Após isso, o estudante vai escolher se quer ser professor, pesquisador, responsável técnico, comerciante e muito mais.