Médicos veterinários e zootecnistas têm papel de destaque na conservação do solo

15/04/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

Nesta quarta-feira, 15 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. O Conselho Federal de medicina Veterinária (CFMV) lembra que os médicos veterinários e zootecnistas, por conta da amplitude de suas atuações, têm importância fundamental na preservação do solo, contribuindo, assim, para a preservação da natureza às futuras gerações.

A conservação do solo engloba a prevenção e controle da erosão, da excessiva perda de nutrientes e da perda de sua capacidade de sustentar a vegetação natural e/ou a agricultura. “Com o manejo adequado, pode-se aumentar sua capacidade produtiva, conservando a fertilidade natural e uma quantidade adequada de água pluvial, elementos que se não forem bem protegidos, serão perdidos”, alerta a presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente do CFMV, Maria Izabel Merino de Medeiros.

A integração Lavoura-Pecuária-Florestas é uma alternativa importante que promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas e conta com a atuação direta dos profissionais da área. O objetivo é promover uma exploração pecuária sustentável, baseada no manejo racional, que evita a degradação do solo.

Saiba mais

O ano de 2015 foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Ano Internacional dos Solos. A ideia é colocar em evidência este recurso natural não renovável e a importância de sua preservação, já que o solo é a base de uma alimentação adequada e saudável.

Com base na declaração da ONU, uma agenda conjunta de trabalhos foi elaborada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para promover uma maior conscientização dos governos e da sociedade com relação ao uso e manejo do solo.