Planejamento estratégico é pensado em conjunto pela nova gestão

31/03/2015 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:53am

Diversas vozes e pontos de vista foram contemplados durante a construção do planejamento estratégico da gestão 2014-2017 do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Reunidos no II Workshop Única Voz, diretoria, conselheiros e membros das comissões assessoras analisaram, em conjunto, o cenário interno e externo da instituição.

A partir dessa avaliação, foram discutidos os objetivos para os próximos três anos e construída a primeira versão do mapa estratégico que será submetido à análise técnica da área de gestão estratégica do CFMV e pela Diretoria Executiva.

Com base nessas discussões, as comissões assessoras, no âmbito de suas especialidades, iniciaram a identificação dos projetos estratégicos desta gestão para área de atuação de cada comissão: animais selvagens; saúde pública veterinária; assuntos políticos; educação em Medicina Veterinária; educação em Zootecnia; ética, bioética e Bem-estar animal; fiscalização; meio ambiente; especialidades emergentes; e residência em Medicina Veterinária.

Integração positiva

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, avaliou como positiva a experiência de trabalhar em conjunto, agregando visões de diferentes especialistas em prol dos profissionais e visando trazer, ao longo dos próximos três anos, melhoria em diversas frentes das profissões. “Que nessa caminhada que começamos aqui, possamos chegar ao final de 2017 com a consciência tranquila de dever cumprido”. Arruda agradeceu o empenho e colaboração de cada um na “tempestade de ideias” que resultou no planejamento estratégico.

Durante o II Workshop, as comissões assessoras elegeram os seus presidentes e, além disso, o evento marcou também a estreia de duas novas comissões: a Comissão Nacional de Fiscalização e a Comissão Nacional de Especialidades Emergentes. Ambas chegam para somar às demais e auxiliar na execução das ações voltadas para valorização dos profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia; melhoria do ensino e educação continuada; aperfeiçoamento da legislação das profissões, entre outras.

Segundo a presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV), Sthenia dos Santos Albano Amora, o contato direto com quem toma as decisões e a troca com as outras comissões é crucial para afinar o diálogo e estimular a interação entre todos que trabalham em prol de um objetivo maior. “Já vamos para a primeira reunião com uma base de como agir, isso facilita nosso trabalho”, destaca.

Para Valéria Natasha Teixeira, presidente da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS), a construção foi realizada de forma gradual, reunindo contribuições de grupos que trabalham intensamente em seus meios. A criatividade dos participantes foi estimulada com diversas atividades que induziam aos processos necessários para elaboração dos planos de ação da nova gestão. Para ela, o equilíbrio entre o lúdico e o trabalho foi fundamental para os resultados positivos. “Aprendemos mais sobre nós mesmos, entendemos o funcionamento do Conselho e o mais interessante foi poder trabalhar de forma conjunta, com liberdade para pensar e sugerir em todas as etapas”, disse.

Valores do CFMV são atualizados durante o II Workshop

Os valores definidos por uma organização são a base para suas ações e decisões. Durante o evento Única Voz foram atualizados, em conjunto, os valores da instituição. São eles: justiça, cooperação, inovação, efetividade, bem-estar único e saúde única. “Os valores são os pilares que norteiam o nosso planejamento estratégico e irão sustentar a nossa missão. A definição em conjunto garante que todos estarão comprometidos com essas definições”, ressaltou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Assessoria de Comunicação do CFMV