Meio ambiente

01/06/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:26am

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará lança hoje a campanha Carne Legal, pelo consumo consciente de produtos de origem bovina. O objetivo é alertar para as ilegalidades observadas na cadeia da pecuária – como o desmate de floresta para colocar pecuária no local – e para a necessidade de os consumidores cobrarem informações a respeito da origem da carne que compram nos supermercados.

A campanha será veiculada em todo o Brasil. Haverá peças gráficas, três filmes de 30 segundos para veiculação na televisão e três spots para rádio.

O material vai mostrar a ligação entre carne, fazendas ilegais, desmatamento, trabalho escravo e lavagem de dinheiro. As peças também estão disponíveis na internet (www.carnelegal.mpf.gov.br).

Há um ano, denúncias da ONG Greenpeace relacionaram a pecuária com a derrubada da floresta. Foi quando o MPF no Pará moveu ações civis contra pecuaristas e frigoríficos. Depois, o MPF firmou um acordo com o setor. Em abril, empresas que usam couro, como Adidas e Nike, afirmaram que poderão cancelar compras se não houver comprovação da origem do produto.