Dia Mundial da Medicina Veterinária – Uma reflexão sobre o futuro da profissão
29/04/2023 – Atualizado em 02/05/2023 – 11:36am
A Medicina Veterinária do futuro estará cada vez mais preocupada com o indivíduo e o ambiente, por meio de uma interação maior, considerando seu papel na saúde humana e animal.
Com a projeção de 10 bilhões de habitantes no planeta até 2050, a profissão tem um grande desafio: produzir proteína animal e garantir a sua segurança. Para isso, é preciso investir em atualização e conhecimento associados ao desenvolvimento e domínios das tecnologias, que exige do profissional um novo olhar para a sua formação.
A aproximação e a interação da Medicina Veterinária com a Medicina humana é um caminho em consolidação, principalmente em relação à dinâmica do diagnóstico de zoonoses. No futuro, a tendência também é um curso mais focado em pesquisas sobre medicamentos, vacinas, alimentação animal e doenças infecciosas.
O compromisso com a saúde pública vai continuar fazendo parte do dia a dia. A farmacodinâmica vai garantir uma profissão mais personalizada e os avanços na área de medicamentos, vacinas e alimentação animal terão papel fundamental, principalmente no que se refere às doenças infecciosas.
A modernização exigirá a utilização de banco de dados para tomada de decisão com segurança e a impressora 3D será uma grande aliada na produção de próteses, que farão a diferença na qualidade de vida dos animais.
Portanto, é imprescindível que egressos saibam escolher a instituição certa. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) orienta que, ao escolher a universidade, analise as seguintes diretrizes: 1-curso integral, presencial e diurno; 2-instalações adequadas às práticas; 3-atendimento ao que preconiza as diretrizes curriculares nacionais; 4-corpo docente qualificado; 5-projeto pedagógico, com conteúdos que abordem competências humanísticas como gestão, empreendedorismo, comunicação e marketing, liderança, educação permanente e outras; e 6-conceito no Enade não inferior a três (3).
Uma boa carreira começa com a escolha. A instituição de ensino deve garantir uma formação de qualidade, que acompanhe as novas tendências mundiais e atenda aos preceitos na formação com práticas humanísticas com foco no animal, homem e ambiente.
Feliz Dia da Medicina Veterinária Mundial!
Contribuição
Maria José de Sena
Presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV) do CFMV
Dia Mundial da Medicina Veterinária
Todos os anos, no último sábado do mês de abril, a comunidade veterinária global celebra o Dia Mundial da Medicina Veterinária. Em 2023, a Associação Mundial de Veterinária (WVA) e a HealthforAnimals celebram os esforços dos profissionais e das associações veterinárias pela promoção da diversidade, equidade e inclusão na profissão veterinária.
Text content