CFMV debate qualidade do ensino superior com OAB Nacional e conselhos profissionais
20/04/2023 – Atualizado em 28/04/2023 – 4:15pm
Na terça-feira (18), o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) participou, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), em Brasília, de debate sobre a ampliação dos cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD) na formação profissional. O diretor do Departamento Jurídico do CFMV, Cyrlston Valentino, representou a autarquia na ocasião.
O objetivo do encontro foi traçar ações em conjunto e estabelecer uma agenda de discussão sobre o tema. Participaram também os conselhos profissionais de Medicina, Biologia, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Engenharia e Agronomia, Biblioteconomia, Química, Farmácia, Economia e Fonoaudiologia.
A necessidade do ensino prático foi um consenso entre os presentes, que afirmaram que o ensino a distância não formará o profissional a contento para atender às exigências do mercado, além de afetar a sociedade, que poderá sofrer com esse despreparo.
No mês de março, durante a 1ª Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs de 2023, os representantes do federal e dos regionais presentes assinaram um manifesto em defesa da qualidade do ensino superior, que foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) e ao Congresso.
“É urgente que haja fiscalização e qualidade dos cursos de graduação, de forma a assegurar a formação adequada dos futuros profissionais. Participar desses debates ao lado da OAB Nacional e dos demais conselhos federais é importante para unir esforços em defesa do ensino superior e em prol da sociedade”, afirma o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.
Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações da OAB Nacional.