Presidente do CFMV participa de assembleia em instituto internacional de cooperação em Medicina Veterinária

26/05/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:55am

O presidente do CFMV,  Benedito Fortes de Arruda, participa, em Paris, de assembléia no Instituto Claude Bourgelat , cujo nome presta homenagem ao pioneiro da Medicina Veterinária no mundo.  Fundado em 2012,  o instituto reúne 11 países-membros da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que vão avaliar a proposta de ação da instituição para os anos de 2014 e 2015.

Arruda ressalta a importância da instituição de cooperação internacional, da qual é vice-presidente. “A história, o ensino e  o comportamento ético profissional na área da Medicina Veterinária são os três principais eixos do Instituto”, afirma. 

Além da apresentação do relatório de prestação de contas relativo ao último ano, os representantes dos 11 países vão discutir a entrada de novos membros e a estimativa de orçamento para 2014 e 2015. 

O Instituto
A Medicina Veterinária baseada em critérios científicos surgiu a partir da fundação da primeira escola especializa no assunto. E foi Claude Bourgelat – que era advogado – o fundador desse centro de formação, que foi criado em 1761, em Lyon, na França.  

Sessão da OIE
Acompanhado pelo secretário-geral do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Antônio Felipe Wouk, Arruda chegou à capital francesa no domingo (25/5) para participar da cerimônia da OIE, que reconheceu mais oito estados brasileiros –  sete do Nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), além do Pará – como zona livre da febre aftosa. 

Até esta sexta-feira (30/5), 178 países-membros da OIE participam da 82ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Internacional.

 

Leia mais sobre o assunto:

CFMV participa de cerimônia da OIE que reconhecerá oito estados brasileiros como zona livre da febre aftosa

Assessoria de Comunicação do CFMV