Nova cédula de identidade profissional é apresentada na Câmara de Presidentes em Porto Alegre

02/09/2022 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:00pm

O novo modelo da cédula de identidade profissional foi apresentado durante a 3ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs). O encontro reuniu os dirigentes dos 27 regionais por três dias, em Porto Alegre, na capital do Rio Grande do Sul, entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.

O lançamento das novas cédulas será em janeiro de 2023 e, nos dois primeiros anos, serão emitidas, gratuitamente, aos profissionais que realizarem, de forma voluntária, o recadastramento digital. A partir da atualização eletrônica dos dados pessoais e do upload dos documentos comprobatórios de identidade, formação superior e atuação profissional, serão emitidos os novos documentos.

Com layout moderno e padronizado, a cédula contará com uma versão digital acessível por aplicativo, cumprindo todas as normas de segurança da informação e de privacidade de dados. A cédula terá validade nacional como documento legal de identificação e QR-Code para a confirmar a autenticidade.

Digital

Na abertura do evento, o presidente do CFMV Francisco Cavalcanti de Almeida, reafirmou a concentração de esforços do CFMV para acelerar a transformação digital de todo o Sistema. “Segue em ritmo avançado a implantação do Suap [Sistema Unificado de Administração Pública] nos regionais”, destacou.

A ferramenta moderniza a criação eletrônica de documentos e os trâmites de processos administrativos, interligando virtualmente os conselhos. Em funcionamento no Conselho Federal desde o primeiro dia útil de 2022, o Suap já conta com a adesão de 16 regionais: AC, AP, BA, GO, DF, ES, MA, MT, MS, PA, PE, RJ, RN, RS, SC e TO.

“Após a instalação do Suap, o CFMV seguirá com o compromisso de evoluir e estender a modernização para outros módulos”, afirmou Cavalcanti. “Que os regionais tenham no CFMV um parceiro. Estamos lado a lado para construir e desenvolver”, complementou a vice-presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, coordenadora do Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR).

Programação

Durante a câmara, os presidentes compartilharam estratégias de natureza administrativa, como auditorias nos regionais mediante sistema de sorteios, redução de inadimplência e programas uniformizados de recuperação de ativos, mecanismos de aperfeiçoamento do Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFMV nº 1.330/2020) e medidas de modernização de resoluções, como a de processo eleitoral nos conselhos regionais (nº 1.289/2019).

Para atuar em defesa das demandas de interesse da Medicina Veterinária e da Zootecnia, os representantes do Sistema alinharam a necessidade de fortalecer a articulação institucional e parlamentar, a exemplo do que tem sido feito para regulamentar o uso veterinário de Cannabis, entre outros temas relevantes para as profissões.

Destacaram também a pretensão de ampliar parcerias com outros órgãos e entidades para atuação conjunta em operações de saúde pública, defesa e vigilância sanitária, inspeção e fiscalização agropecuária, entre outras áreas estratégicas de proteção à saúde da sociedade e defesa do consumidor.

Na pauta técnica, os presidentes repercutiram regulamentação da telemedicina veterinária, a construção colaborativa dos manuais de responsabilidade técnica e a normatização do atendimento veterinário domiciliar.

Expointer

O anfitrião registrou a satisfação de receber a CNP quando acontece, no município gaúcho de Esteio, a 45ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer 2022), até o dia 4 de setembro.

“Considerada a maior feira de agronegócio a céu aberto da América Latina, a Expointer reforça a importância dos profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia para o desenvolvimento da cadeia produtiva do país”, destacou o presidente do CRMV-RS, Mauro Moreira.

O conselho regional organizou uma programação para os presidentes na Expointer, no dia 2 de setembro. Ao final do dia, será entregue o Prêmio Professor Édison Armando de Franco Nunes. Em sua primeira edição, o prêmio agraciará médicos-veterinários e zootecnistas gaúchos em 15 categorias, reconhecendo lideranças do agronegócio nos setores público, privado, de ensino e terceiro setor.

A premiação chega para resgatar a memória e o legado do professor Édison Nunes, falecido em março de 2021. Natural de Passo Fundo/RS, o médico-veterinário foi reconhecido como cidadão emérito do estado pelas contribuições prestadas à ciência da Medicina Veterinária durante sua trajetória profissional.

Participação

Pela primeira vez, participaram da CNP os dirigentes recém-empossados dos CRMVs do Acre, Jesse Monteiro (vice-presidente, representando o presidente Fábio Moraes); do Maranhão, o presidente Licindo Pereira (MA); da Paraíba, o presidente José Cecílio Martins Neto, e de Rondônia, o presidente Anilto Funez Júnior.

A CNP contou com a participação dos líderes dos demais regionais. A próxima câmara será em novembro, no Mato Grosso. “Aguardamos todos lá”, convidou Roberto Renato da Silva, presidente do CRMV-MT.

Departamento de Comunicação do CFMV