Reconhecido o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem de Animal de Goiás

25/03/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:57am

Por meio da Portaria nº 38, publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU), o Departamento de Inspeção de produtos de origem animal (Dipoa) decretou uma ação proativa frente à adesão do estado de Goiás ao Sistema Brasileiro de Inspeção de produtos de origem animal (Sisbi-POA).

Com a publicação da Portaria de reconhecimento da equivalência, os estabelecimentos registrados no Estado poderão ser indicados pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) para participar do Sisbi-POA e utilizar a logomarca do Sistema nos rótulos de seus produtos. Assim, todos poderão comercializar suas mercadorias em todo o país, ao invés de apenas dentro da Unidade da Federação.

A equivalência e consequente adesão ao Sisbi-POA passou por uma série de auditorias do Dipoa, que avaliou a infra-estrutura da Agrodefesa para desenvolvimento das atividades de Inspeção e a capacidade da Agência de garantir a inocuidade dos produtos.

O processo de adesão iniciou por demanda da própria Agrodefesa, que recebeu as orientações necessárias por meio de visitas técnicas ao Estado. Já estão programados treinamentos em auditoria e programas de autocontrole para a equipe de médicos veterinários, que serão ministrados por Fiscais Federais Agropecuários do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

"A partir deste momento o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fará uma ação para auditar periodicamente os estabelecimentos no intuito de verificar se está sendo cumprido o que foi acordado", afirma o diretor substituto do Dipoa, Leandro Feijó.