Um passo do fim
14/01/2014 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:00am
Leão do Oeste da África foi reduzido a apenas 250 indivíduos adultos, que vivem isolados em cinco países
O leão selvagem africano está prestes a ser extinto em toda a região Oeste da África. Uma pesquisa revela que há agora apenas 250 animais adultos, que pertencem a quatro populações isoladas e severamente ameaçadas.
Somente uma dessas populações abrange mais do que 50 leões. O estudo foi divulgado na última semana pela publicação científica "PLOS One". Realizado em parceira entre a ONG Panther's Lion e equipes da África, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos, o relatório é fruto de uma pesquisa que durou seis anos e cobriu onze países. Trata-se do principal trabalho recente a respeito da condição destes animais.
Philipp Henschel, diretor da ONG, apontou que quando o trabalho foi iniciado, ainda se acreditava que os grupos de leões africanos resistiam em 21 áreas protegidas. Segundo ele, todos os relatórios existentes na ocasião foram analisados, e descobriu-se que muitas das áreas descritas não contavam sequer com pessoal para patrulha e eram desprovidos de orçamento mínimo para gestão. O resultado é que grande parte dos animais ficou perdida.
A equipe constatou que os leões da África Ocidental agora sobrevivem em apenas cinco países: Senegal, Nigéria e uma única população transfronteiriça entre Benim, Níger e Burkina Faso. Esses animais têm uma sequência genética única, bem distinta da dos leões mais conhecidos, que moram em parques tradicionais do Leste e Sul da África. O estudo também aponta que os leões desapareceram devido à competição com humanos e outros Animais Selvagens, na medida em que as savanas têm sido convertidas para a agricultura e pecuária – atividade que faz com que os animais sejam caçados para que os rebanhos não sejam ameaçados.
Hoje, menos de 35 mil leões permanecem em solo africano. Isso representa apenas 25% da população original da espécie. Na África Ocidental, o leão agora sobrevive em menos de 50 mil quilômetros quadrados – espaço menor que a metade do tamanho do estado de Nova York, nos Estados Unidos.