Mau hálito

03/06/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:00am

É fácil encontrar por aí cachorros e gatos bem tratados, de banho tomado, saúde em dia e um bafinho que quase faz o dono desmaiar. Apesar de comum, a halitose nos pets não é normal e indica que algo não vai bem.
A maior causa de halitose em cães e gatos é o cálculo sobre os dentes, conhecido popularmente como tártaro. Este cálculo se acumula quando os dentes não são escovados. Esse problema afeta 85% de cães e gatos a partir dos três anos de idade geralmente. "Filhotes com troca de dentição também podem apresentar halitose", diz a veterinária Josaine Maldaner Borges, especialista em odontologia.

Segundo Josaine, a melhor maneira de prevenir a halitose é escovar os dentes do animal uma vez ao dia. Para quem nunca escovou os dentes do bichinho, o ideal é procurar um Médico Veterinário que vai instruir a melhor maneira de começar o processo.

O treinamento é gradativo, por meio de recompensa. Quando o animal deixar escovar os dentes, ganha um estímulo que pode ser um carinho ou um petisco. "O dono pode iniciar a limpeza usando apenas uma gaze nos primeiros 15 dias e depois vai trocando pelo uso da escova e pasta especial para cães e gatos", ensina Josaine.

Ao menor sinal de mau hálito, o recomendado é procurar um Médico Veterinário para fazer o diagnóstico e tratamento. Isso porque a halitose também pode ser o sintoma de outras doenças, como tumor de boca.

Se o acúmulo de tártaro for a causa da halitose, o pet precisará passar por uma raspagem por meio de equipamentos adequados como o ultrassom e curetas. Também se faz o polimento dos dentes, tudo com anestesia geral. Em alguns casos, a doença periodontal, que acomete a gengiva, já está instalada e atingiu estruturas que sustentam o dente. "Às vezes há necessidade de radiografias e até possíveis extrações", afirma a especialista.

Assim como ocorre com humanos, as bactérias presentes na placa usam a gengiva como porta de entrada para a corrente sanguínea e se alojam em válvulas cardíacas, rins, pulmão, fígado e meninges. "Cuidar da saúde bucal do seu animal de estimação é cuidar da saúde geral dele".

– Escovar os dentes uma vez ao dia

– Usar creme dental específico para os animais

– Biscoitos, rações secas, tiras de couro, ossos de couro e brinquedos para cães e gatos ajudam a remover a placa bacteriana

– Faça avaliações periódicas no Médico Veterinário