Japão

24/05/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:00am

Autoridades japonesas informaram ao governo brasileiro a decisão de habilitar o estado de Santa Catarina para exportar carne suína in natura ao Japão. O processo de abertura do mercado do país asiático durou alguns anos e, segundo o Ministério de Relações Exteriores, o fato "reitera a conhecida qualidade e sanidade do produto brasileiro", além de ser um passo importante na ampliação e diversificação de destinos dos produtos do agronegócio nacional.

Atualmente, os exportadores brasileiros exportam para o Japão apenas derivados de carne suína processados. O governo acredita que a abertura do mercado para Santa Catarina vai fortalecer a cadeia produtiva do setor no estado, gerando emprego e renda, principalmente para os pequenos produtores. De acordo com o governador Raimundo Colombo, cerca de 50 mil famílias catarinenses criam Suínos.

O mercado japonês de carne suína é estimado em 1,8 milhão de toneladas, sendo quase metade abastecido por produtos importados. Em 2012, o japão importou o equivalente a R$ 5,2 bilhões em carne suína.

Em 2013, os Estados Unidos também autorizaram a habilitação de frigoríficos de Santa Catarina para exportação de carne suína. O estado é, atualmente, o único no Brasil com status reconhecido pela Organização Internacional de saúde animal (OIE) como livre de febre Aftosa sem vacinação.