EUROPA
28/02/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am
A agência de segurança alimentar portuguesa informou ter apreendido 79 toneladas de produtos de carne bovina com traços de carne de cavalo nos últimos dias. O governo iniciou processo criminal contra cinco companhias locais.
O órgão estatal disse, terça-feira, que fez as apreensões em empresas que processam, embalam e distribuem carne para grandes varejistas. A agência também divulgou comunicado informando que apreendeu cerca de 19 mil produtos pré-embalados em lojas portuguesas, após detectar carne eqüina neles. A lista inclui lasanhas, hambúrgueres e almôndegas.
A autoridade sanitária russa também afirmou ter encontrado DNA de carne de cavalo em um carregamento de salsichas européias importadas pela Rússia. O porta-voz do órgão não deu mais detalhes.
Novo capítulo
A rede varejista de móveis Ikea, da Suécia, informou ontem que removerá linguiças vienenses de suas lojas em cinco países depois que testes revelaram "indícios de carne de DNA de cavalo". "Estamos removendo todos os produtos de carne suína e bovina picadas – almôndegas e salsichas vienenses – do mesmo fornecedor como medida de precaução", disse a porta-voz da Ikea, Ylva Magnusson, enfatizando que essa é uma iniciativa preventiva e não uma confirmação de que carne de cavalo foi encontrada no produto.
Inspetores de alimentos na República Tcheca encontraram vestígios de carne eqüina em um lote de alimentos que era comercializado pela Ikea na seção de alimentos e nas lanchonetes das lojas. A empresa Familjen Dafgard, principal fornecedordas almôndegas vendidas pela Ikea, confirmou em nota que o lote testado pelas autoridades tchecas continha traços de carne de cavalo. Disse ainda que localizou vestígios de carne eqüina em outros três lotes de almôndegas. A venda desses lotes foi suspensa.
Lennart Nilsson, inspetor Veterinário da Agência Nacional de Alimentos Sueca, disse que o órgão recebeu a informação de que os produtos continham entre 1% e 10% de carne de cavalo. Geralmente, um porcentual acima de 1% sugere que a carne eqüina foi misturada à carne bovina ou suína, e não apenas contaminada durante o processo de manuseio.
O executivo-chefe da Ikea, Ulf Dafgard, disse na segunda-feira ao jornal sueco Aftonbladet suspeitar que a empresa tinha sido enganada por um Abatedouro que estava tentando reduzir custos. A carne de cavalo chega a custar menos de um quarto do preço da bovina. "Fomos enganados, é um ato criminoso que está por trás disso", disse Dafgard, segundo o jornal.