O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado em 22 de maio
22/05/2022 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:00pm
Equilíbrio e interconexão. Da qualidade da água, à pureza do ar e a conservação do solo, resultando em variedade de formas de vida no planeta Terra, tudo está intrinsecamente interligado. Criado em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Biodiversidade celebra a variedade de vida animal, vida vegetal e do Reino Fungi distribuídos em diversos ecossistemas e biomas do planeta.
O conceito de biodiversidade começou a ser usado com maior ênfase nos anos 1980. Desde então, vem se sofisticando a ponto de englobar não apenas os seres vivos em números, mas também por sua variação genética. E foi no Brasil, na Rio-92 ou Eco-92, que o conceito de diversidade biológica foi consolidado, com o debate sobre os problemas ambientais.
Devido ao seu tamanho continental, o Brasil possui uma rica biodiversidade de flora e fauna distribuída em sete biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal Mato-grossense, Pampa e zona costeiro-marinha.
Hoje, o maior desafio é o acelerado processo de extinção de espécies, o que traz consequências graves, pois todo o ecossistema local fica desequilibrado quando desaparece uma espécie.
Com sua atuação profissional, médicos-veterinários e zootecnistas são parte da solução. A preservação do meio ambiente é princípio fundamental para o exercício das duas profissões e está firmemente inserida em ambos os códigos de ética, deixando clara a responsabilidade que esses profissionais têm de impactar favoravelmente a vida do planeta.
Departamento de Comunicação do CFMV