PARÁ

17/01/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am

Uma cobra sucuri de 1,80m, que estava sob cuidados veterinários após engolir um anzol, foi devolvida à natureza na última terça-feira (15), em Parauapebas, sudeste do Pará. Em agosto de 2012, a cobra chegou ao Parque Zoobotânico, na Serra dos Carajás com sérias lesões, depois de ter engolido um anzol de 6cm. Segundo o Chefe da Floresta Nacional de Carajás, Frederico Drumond, é provável que o animal tenha sido fisgado por um pescador.

A cobra permaneceu por cinco meses no hospital Veterinário no Parque, para se recuperar dos ferimentos. Ela foi submetida a uma cirurgia para a retirada do anzol, que estava alojado na região do esôfago. Após receber alta, a equipe de técnicos do parque zoobotânico, devolveu o animal à natureza.

O local escolhido para soltar a cobra foi o igarapé Águas Claras, que fica a 75 km de Parauapebas. "A gente optou por um lugar mais central, distante da zona de contato com seres humanos, para ela [cobra] ficar mais protegida", explica Drumond.

Ao chegar ao local, a sucuri demorou um pouco para reconhecer o habitat. Segundo o biólogo Josaphat Chaves, animais como este possuem metabolismo lento. "A gente tem casos de serpentes que demoraram mais tempo para se alimentar, sem causar danos à saúde delas.