AVES

11/01/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am

Campinas, 10 de Janeiro de 2013 – Os brasileiros que enfrentaram os muitos planos econômicos introduzidos no País até o advento do real devem se lembrar da "caça ao boi" decidida por um certo presidente para tentar driblar as dificuldades observadas no abastecimento de carne bovina.

Pois mais de um quarto de século depois o governo venezuelano está adotando procedimento idêntico em relação ao abastecimento de carne de frango.

Mas como é impossível uma "caça ao frango" no pasto (como ocorreu no Brasil com o boi), a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) está agindo nos abatedouros avícolas do país.

Com inúmeras fotos a respeito, o site do jornal venezuelano Panoramamostra, em uma dessas ações (envolvendo também outros alimentos), a "incautación" (apreensão) de 93,5 toneladas de carne do Abatedouro da Proave, cuja produção diária é, segundo o gerente da empresa, de 90 toneladas.

Para tentar driblar a inflação, o governo venezuelano tabelou, desde o ano passado, os preços dos alimentos. Mas – exatamente como ocorreu no Brasil – a medida apenas gerou escassez no comércio, criando um comércio paralelo.
E, pelo que ocorreu no "modelo" anterior, já se pode concluir que a "caça ao frango" ou ao que quer que seja vai dar em nada.