MODERNIZAÇÃO

03/01/2013 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:05am

As 248 inspetorias veterinárias do Rio Grande do Sul deverão ser modernizadas até o final de 2013. O investimento, que já foi iniciado no ano passado, faz parte do Plano de Modernização e Revitalização do Departamento de defesa agropecuária (DDA) e aplicará cerca de R$ 60 milhões na reforma de prédios, aquisição de 368 novos veículos, 250 geladeiras, mais de 3.200 equipamentos de informática e 12.624 peças de mobiliário, além de outras melhorias.

Conforme o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, a intenção do governo é melhorar o atendimento aos criadores de animais nas inspetorias. "Nós tratávamos muito mal nossos produtores, oferecendo instalações que não tinham bom estado e com condições ruins para a execução dos serviços.
Agora, vamos garantir ambientes renovados, confortáveis e funcionais para seus usuários, tanto produtores quanto funcionários."

Todos os prédios terão um layout moderno, com guichês de atendimento personalizados e salas para veterinários. Em alguns municípios, como Alegrete, foi necessária a transferência das inspetorias para outros imóveis do patrimônio estadual. Já em outros, como Bagé, Seberi e Viamão, foram alugados novos prédios

Além disso, apenas em mobiliário, o investimento para compra de novos itens será acima de R$ 8 milhões.
Os recursos são oriundos dos governos federal, estadual e do Bndes.

Outro avanço esperado para os criadores rurais em 2013 está no programa Produtor Online, instrumento já implantado para descentralização do registro das informações.
O sistema fornece facilidades aos produtores pelo acesso através de login e senha e disponibilização de ferramentas para atualização de cadastro, consulta de saldo, movimentações e confirmação dos animais recebidos, como um instrumento de gestão da propriedade rural e de inclusão digital.

Segundo Mainardi, em breve será possível a concessão para impressão da Guia de Trânsito Animal (GTA) pelo produtor e o cadastramento de veterinários privados, indústrias, instituições de pesquisa e laboratórios para alimentação do sistema com as informações de suas atividades. "Desse modo, o produtor não precisará mais ir até uma inspetoria veterinária toda vez que vender animais de sua propriedade, mas poderá passar os dados da operação para o governo do Estado através da internet, sem sair de sua casa."