Câmara Técnica de Medicina Veterinária do CFMV se reúne em São Paulo
13/07/2021 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:01pm
Proposta de minuta de alteração da Resolução CFMV nº 619/1994, que especifica o campo de atividades do profissional zootecnista, foi pauta da quinta reunião da Câmara Técnica de Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), realizada no Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP).
O presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, esteve presente no encontro e agradeceu o empenho dos integrantes da Câmara Técnica e a presença dos profissionais convidados para debater o tema.
“Temos uma missão social e política. A Zootecnia faz parte do Sistema, por isso buscamos uma proposta de minuta que tenha a atualização necessária e imposta pelo mercado e pelas novas práticas, mas que ao mesmo tempo atenda as duas profissões, sem ferir as legislações vigentes.”
O presidente do CRMV-SP e também da Câmara Técnica, Mário Eduardo Pulga, assinalou: “Para debater o tema, em especial no que se refere às atividades privativas do médico-veterinário estabelecidas pela Lei Federal nº 5.517/1968, convidamos representantes de entidades e da Universidade de São Paulo (USP) que haviam, anteriormente, entregue ao CFMV proposta de atualização da Resolução. Não podemos trabalhar com ‘achismos’. Precisamos de embasamento técnico e é isso que estamos buscando aqui”.
Neste primeiro dia de reunião, compareceram os membros da Câmara Técnica: João Vieira de Almeida Neto, Domingos Fernandes Lugo Neto e Cícero Araújo Pitombo. Foram convidados Irineu Machado Benevides Filho, ex-conselheiro do CFMV e colaborador técnico; o vice-presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; a vice-diretora da FMVZ-USP, Denise Tabacchi Fantoni; e os professores da FMVZ-USP, José Antonio Visintin e Cristiane Schibalch Pizzutto. O encontro vai até a próxima quinta-feira (15).
De forma on-line, também participaram o presidente do CRMV-AP, José Renato Ribeiro, também integrante da Câmara Técnica; o presidente do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, Marcelo Rezende Luz; e a chefe do Departamento de Reprodução Animal da FMVZ-USP, Eneiva Carla Carvalho Celeghini.
Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações do CRMV-SP