Controle

29/08/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

Especialistas e entidades do setor cobram investimentos no atendimento veterinário e no controle populacional
Especialistas e entidades do setor cobram investimentos no atendimento Veterinário e no controle populacional

Um dos temas que entrou para o debate em Curitiba na eleição deste ano é a proteção dos animais. Cuidado com os bichos que vivem nas ruas, atendimento de emergência e controle populacional estão entre as questões discutidas.

Para especialistas e entidades de defesa dos animais, as famílias que não têm condições para pagar pelo tratamento de seus bichos devem ter acesso ao serviço gratuitamente. A solução mais viável é a terceirização do atendimento, diz Alexander Biondo, professor do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR.

Para ele, a prefeitura deve fazer convênios com as universidades e utilizar estrutura e mão de obra dos hospitais veterinários da UFPR, da PUCPR, da Universidade Tuiuti e da Faculdade Evangélica. ?Não adianta construir um novo hospital e não ter especialistas. Temos de aproveitar a estrutura que já existe?, afirma Biondo. Esses locais também poderiam ser acionados em casos de atropelamentos e outras emergências.

Outro problema é o aumento do número de animais nas ruas. Castração em massa dos bichos e campanhas para que as pessoas não abandonem seus animais são essenciais, segundo a presidente da Sociedade Protetora dos Animais, Soraya Simon. ?Temos que discutir e adotar programas permanentes de incentivo da posse responsável e da adoção de animais?, diz ela.

O próximo administrador de Curitiba também precisará melhorar a estrutura para fiscalizar casos de maus-tratos. ?Precisamos de mais servidores da prefeitura para ir até o local do crime ambiental e estrutura para atender o animal ? que muitas vezes está machucado ?, além de abrigá-lo?, argumenta Soraya. ?As entidades protetoras assumem a responsabilidade de abrigar e tratar desses bichos, mas muitas delas já funcionam acima da capacidade e quase sem condições?, completa Biondo.

De acordo com os dois entrevistados, também será preciso ampliar os recursos destinados à proteção animal para que as propostas sejam implantadas.

Propostas

Saiba o que os principais candidatos prometem em relação à proteção animal: