estudo
10/08/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am
Os papagaios cinzentos que vivem na selva africana pensam de forma lógica e similar aos macacos e às crianças de 3 anos de idade, aponta uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (8) pela Universidade de Viena e pelo Instituto Científico Konrad Lorenz, na Áustria.
O estudo se baseia em experimentos realizados com seis animais, com idades entre 10 e 35 anos. Os resultados aparecem na revista científica britânica "Proceedings of the Royal Society B".
No experimento, a cientista Judith Schmidt agitou, diante de um papagaio, dois copos de plástico, um com uma noz no interior e o outro vazio. O animal entendeu imediatamente que a noz estava escondida dentro do copo que fazia barulho.
Depois, a pesquisadora agitou apenas o copo que não continha nada e o colocou sobre uma mesa junto com o outro. O animal entendeu que a noz deveria estar sob o outro copo.
Os cientistas asseguram que, quando se agitam os dois copos ou apenas um deles, os papagaios cinzentos sempre encontram a noz, com a mesma velocidade.
Se não sai nenhum barulho de um copo, os animais deduzem que o fruto está no outro recipiente.
Ao contrário dos papagaios, os macacos só alcançam essa habilidade após um intenso treinamento, enquanto cães como pastores alemães, por exemplo, são incapazes de raciocinar dessa forma.
G1
Pesquisa austríaca analisou seis animais, com idades entre 10 e 35 anos.
Aves souberam distinguir, pelo barulho, em qual copo havia uma noz.