visita

31/07/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

Missão visitou o Vale do Itajaí e Oeste do estado nesta terça-feira (31).Equipe vai acompanhar inspeção de frogorífico da cidade de Itapiranga.
Uma missão Russa está em Santa Catarina para visitar frogoríficos e propriedades rurais. O objetivo é estabelecer possíveis parcerias para compra de carne suína brasileira. Na sexta-feira (27), os russos visitaram um frigorífico em Rio do Sul, no Vale do Itajaí. Na segunda (30), chegaram ao Oeste. Na cidade de Itapiranga, eles conheceram três granjas. Já nesta terça-feira (31), a visita continua em um frigorífico da cidade.

Técnicos do Ministério da Agricultura e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) acompanham os visitantes durante a inspeção. A equipe de fiscais já realizou uma reunião com os diretores da unidade e nesta terça-feira vai acompanhar todo o processo de abate.

No frigorífico visitado são abatidos dois mil Suínos por dia. Uma parte da produção era enviada para a Rússia. Porém, há quatro anos o contrato foi suspenso por razões comerciais. Conforme explica o fiscal agropecuário Márcio Andre Todero, "a missão russa veio para checar as normas da união aduaneira e o sistema de inspeção brasileira. Ela vai verificar a conformidade dos requisitos".

De acordo com a Associação Catarinense de Produtores de Suínos, a visita é animadora e traz novas perspectivas ao setor, que vive uma das piores crises dos últimos 50 anos: "Analisando a situação, eles estão precisando e querem baratear o produto. Esperamos que os volumes que possam ser exportados venham a fazer a diferença para nós produtores", afirmou o presidente da ACCS, Losivânio de Lorenzi.