Assembleia Geral da WVA conta com participação do CFMV

29/04/2021 – Atualizado em 30/10/2022 – 9:02pm

Mais de 100 entidades veterinárias de todo o mundo, entre elas, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estiveram reunidas ontem (28) para a Assembleia Geral da World Veterinary Association/Associação Veterinária Mundial (WVA). Ao longo de duas horas, os participantes não só debateram a pauta administrativa, financeira e legal, como também conheceram os projetos desenvolvidos pelos grupos estratégicos de Bem-Estar Animal, Educação Veterinária, Gestão Farmacêutica e Saúde Única.

Assembleia geral da WVA conta com participação do CFMV

O CFMV foi representado pelo secretário-geral, Helio Blume, atual conselheiro da América Latina da associação, e pela chefe de Planejamento, Laura Snitovsky, únicos brasileiros presentes. A associação segue realizando webinars para reunir seus membros, devido ao prolongamento da pandemia e seus impactos ao redor do mundo.

“A WVA, por meio de sua diretoria, grupos de trabalho e membros, tem desenvolvido projetos de relevância para o cenário da Medicina Veterinária mundial. Os projetos apresentados geram oportunidades para a participação de estudantes e médicos-veterinários brasileiros.  Assim, o CFMV, por meio de parcerias internacionais, segue na missão de promover a Medicina Veterinária e seu papel fundamental para a produção nacional e internacional de proteína animal, para o agronegócio e para a sociedade”, afirma Blume.              

Além da assembleia, um seminário virtual foi realizado na manhã de hoje (29). Promovido pelo grupo de Saúde Única, o evento teve como objetivo ampliar a conscientização e promover o papel do médico-veterinário na segurança alimentar. 

Já o grupo de Educação Veterinária apresentou a oferta de 80 bolsas de estudos a alunos de Medicina Veterinária de quatro regiões do mundo: América Latina, África, África do Norte/Oriente Médio e Ásia/Oceania. Foi enfatizado que o prazo para envio do formulário de inscrição termina em 15 de maio. As informações podem ser obtidas no site da WVA, em três idiomas: inglês, espanhol e francês.

Entre as propostas do grupo estratégico de Bem-Estar Animal, vale destacar o Global Animal Welfare Award 2021 (Prêmio Bem-Estar Animal 2021), que também está com inscrições abertas. Serão premiados seis médicos-veterinários (um para cada região geográfica da WVA), um estudante de Medicina Veterinária, um técnico veterinário e uma escola de Medicina Veterinária, em reconhecimento ao trabalho e compromisso consistente com o aprimoramento do bem-estar animal.

Sobre a WVA

A Associação Veterinária Mundial (WVA) congrega, atualmente, mais de 500 mil médicos-veterinários, integrantes de cerca de 100 associações veterinárias em seis continentes, que trabalham como uma única voz da profissão para o mundo. A associação apoia o desenvolvimento da Medicina Veterinária em várias áreas da medicina, pesquisa, prática e divulgação de ações e projetos. Sua missão é garantir e promover a saúde animal, o bem-estar e a saúde pública no planeta, por meio do desenvolvimento e avanço da Medicina Veterinária, da profissão veterinária e dos serviços veterinários públicos e privados.

 

Assessoria de Comunicação do CFMV, com informações da WVA