aftosa

26/07/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:43am

A situação da febre aftosa na América do Sul foi pelo Brasil e outros países do continente durante a 12ª Reunião do Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA 12), nesta terça-feira, 24 de julho, em Santiago (Chile). Durante o encontro, representantes das sub-regiões do COHEFA 12 discutiram a situação regional da doença e os compromissos de ações para implementar o Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), assumidos em 2010.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi representado no encontro pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) e atual presidente do Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul (CVP), Guilherme Marques. A reunião é organizada pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

No dia anterior, também em Santiago, ocorreu a segunda reunião ordinária do CVP em 2012. No evento foram apresentados relatórios de avaliação regional sobre saúde animal e discutidos temas da 2ª Conferência Mundial sobre Febre Aftosa da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês), que ocorreu em Bangcoc (Tailândia), no mês de junho.

COHEFA

O Comitê foi criado em 1987 pelos países das Américas, a fim de garantir a decisão política, identificar estratégias, linhas de ação e gerir recursos para cumprir as metas estabelecidas no PHEFA. A composição do COHEFA inclui representantes de setores público e privado, divididos em sub-regiões: Amazônica, Andina, Caribe, Cone Sul, América Central e América do Norte.