Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CNDM)
26/01/2021 – Atualizado em 01/02/2024 – 10:47am
Instituída pela Portaria nº 83, de 15 de dezembro de 2020, a Comissão Nacional de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CNDM) tem por objeto o apoio à execução do Plano Nacional de Contingência de Desastres em Massa Envolvendo Animais.
São atribuições da CNDM:
I – servir de órgão de consulta dos governos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios em assuntos relativos a desastres em massa envolvendo animais;
II – aprimorar, quando necessário, o Plano Nacional de Contingência de Desastre em Massa Envolvendo Animais;
III – realizar, quando solicitado, treinamentos e capacitações referentes ao Plano Nacional de Contingência de Desastre em Massa Envolvendo Animais;
IV – contribuir, quando necessário, na execução do Plano Nacional de Contingência de Desastre em Massa Envolvendo Animais;
V – contribuir, quando solicitado, nos aspectos técnicos dos eventos e demais ações institucionais do CFMV.
PRESIDENTE
Méd. Vet. Laiza Bonella Gomes – CRMV-MG nº 14858
Médica-veterinária, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Mestre em Ciência Animal com ênfase em Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda em Ciência Animal com ênfase em Epidemiologia pela Escola de Veterinária da UFMG. Estudante de pós-graduação em Medicina Veterinária Legal pelo Instituto Qualittas, de São Paulo.
Professora adjunta na Faculdade de Minas, em Belo Horizonte (FAMINAS-BH). Membro do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo (IMVC) e do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC).
Presidente da Comissão Estadual de Medicina Veterinária Legal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL). Foi presidente do Grupo de Trabalho de Assistência a Animais em Desastres em Massa do CFMV.
Atuou como coordenadora do resgate de fauna no rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho/MG, e atuou no resgate e assistência aos animais em áreas de risco nas cidades de Itatiaiuçu, Barão de Cocais e Macacos, municípios mineiros. Atuou na prevenção de riscos de desastres em Maceió, Alagoas. Atuou na mitigação de impactos das enchentes de Minas Gerais e no diagnóstico, mapeamento e definição de estratégias nos incêndios em MG (2/2020).
Estudos e ênfase profissional direcionados à saúde pública, zoonoses, epidemiologia, leishmaniose visceral canina, medicina veterinária do coletivo, educação humanitária, bem-estar animal, medicina de desastres e bioética. Pesquisadora da Teoria do Elo – conexão entre os maus-tratos aos animais e a violência interpessoal. Mais informações no currículo lattes.
Méd. Vet. Claudio Zago Júnior – CRMV-SP nº 32942
Possui graduação em Medicina Veterinária, Ciências Biológica e Educação Física pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista e é tecnólogo de Segurança Pública e Polícia Ostensiva, pela Policia Militar do Estado de São Paulo.
Pós-graduado em Fisiologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); em Sistema Cardiorrespiratório e de Controle Motor do Movimento e em Ortopedia e Neurocirurgia, ambos pela Universidade Paulista (Unip). Especializações em Neurologia pelo Instituto Brasileiro de Recursos Avançados (Ibra); em Atendimento Pré-Hospitalar e de Bombeiros pela Escola Superior de Bombeiros (ESB). Mestrado em Urgência e Emergência pela Universidade São Francisco.
Atualmente é docente adjunto da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista, nos cursos de pós-Graduação de Educação Física e Saúde. Também é docente de pós-graduação do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Escola Superior de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo.
É tenente do Corpo de Bombeiros, da Policia Militar do Estado de São Paulo. Criador e coordenador do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência e Emergência Veterinária, do Município de Bragança.
Méd. Vet. Leonardo Maggio de Castro – CRMV SP nº 33947
Graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP), residência em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP).
Atualmente, é docente do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso), responsável pelo Hospital Veterinário Universitário de Grandes Animais e também fundador e coordenador docente do Grupo de Estudos em Resgate Técnico Animal (Gerta) da mesma instituição.
Envolvido nas seguintes linhas de trabalho: Clínica Cirúrgica de Grandes Animais, Resgate Técnico de Grandes Animais e Medicina Veterinária de Desastres/Catástrofes. Mais informações no currículo lattes.
Méd. Vet. Leonardo Nápoli (CRMV-PR nº 03350)
Médico-veterinário graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós-graduado em Educação Ambiental e em Gestão Integrada, Trânsito e Mobilidade Urbana. Pós-graduando em Direito Animal. Clínico e cirurgião de pequenos animais.
Atuou como presidente da Comissão de Zoonoses e Bem-estar do CRMV-PR, vice-presidente do Conselho Municipal de Proteção Animal de Curitiba e Diretor Acadêmico do Instituto de Saúde e Psicologia Animal.
Atualmente, no Sistema CFMV/CRMVs, é secretário-geral do CRMV-PR e presidente da Comissão Estadual de Gestão de Riscos de Animais em Desastres do CRMV-PR.
Méd. Vet. Paula Helena Santa Rita – CRMV-MS nº 3383
Graduada em Medicina Veterinária e Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande (MS). Mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMT). Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela UCDB.
Atualmente, é docente dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da UCDB e conselheira titular do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS). No regional, também preside as Comissões Estaduais de Animais Silvestres e Medicina Veterinária de Desastres.
Coordena o Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal (Gretap/MS). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: animais peçonhentos e manejo de fauna silvestres.
Zoot. Ana Paula Felício – CRMV-MS n° 0260/Z
Graduada em Zootecnia pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista (2000) e bacharel em Direito pela Uniderp-Anhanguera (2009).
É fiscal ambiental estadual, do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), desde 2003, atuando na gestão de fauna do estado.
Integrante das Comissões Estaduais de Animais Silvestres e Medicina Veterinária de Desastres, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS).