greve
22/06/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am
Pode chegar ao fim, hoje, a greve que paralisa parcialmente dois frigoríficos da Aurora em Erechim. A reunião entre empresa e sindicato dos trabalhadores está marcada para às 10h. Segundo os grevistas, 70% dos funcionários da unidade de abate de Aves estão parados e a adesão chega a 100% na planta de Suínos. A cooperativa sustenta que a unidade de frangos retomou normalidade ontem à tarde. A paralisação foi deflagrada na quarta-feira na planta avícola, quando os portões foram lacrados com cadeados pelos manifestantes. Ontem, a Aurora conseguiu a reintegração de posse na Justiça e liberou o acesso ao local.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Erechim e Gaurama, Osmar Padilha, a categoria busca reposição salarial de 10%. Padilha disse que foram realizadas quatro reuniões. Segundo ele, a empresa teria oferecido 6,5% logo, e 0,5% em janeiro de 2013. Osmar Padilha afirmou ainda que os trabalhadores querem também uma pausa de dez minutos a cada 50 minutos trabalhados. Neste quesito, de acordo com Padilha, a empresa não fez nenhuma oferta. A empresa disse que está aberta a negociação, que teria sido rompida pelo sindicato. A empresa também argumenta que a adesão é pequena. Por intermédio da sua assessoria, a empresa disse que apura o prejuízo com a greve. Em função da paralisação, não teria sido possível abater quatro carregamentos de frango.
"As notícias desta seção são informações de interesse da Medicina Veterinária e Zootecnia que foram divulgadas na mídia. O CFMV não se responsabiliza pelas publicações."