Revacinação

22/06/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

A Inspetoria Veterinária de Jóia começou ontem a revacinar o Rebanho na propriedade rural onde, na terça-feira, 12 bovinos foram encontrados mortos. A suspeita dos técnicos da Secretaria da Agricultura é de que os óbitos tenham sido provocados por uma das bactérias do grupo das clostridioses, que permanecem por longo tempo em áreas infectadas. As bactérias também podem ter provocado as mortes de outros 57 animais numa propriedade do interior de Entre-Ijuís, ocorridas nesta semana.

O Veterinário da inspetoria, Henrison Serafini disse que os animais foram submetidos a necropsia na quarta-feira e logo após, enterrados na propriedade. O material coletado foi encaminhado para laboratório para que se possa confirmar a causa das mortes. O resultado é esperado para os próximos
15 dias.

A propriedade, na localidade de São João Mirim, distante 25 quilômetros do centro de Jóia, é praticamente isolada. Segundo Serafini, não foi registrada a movimentação do Rebanho nos últimos dias. Os cerca de 450 bovinos da propriedade haviam sido vacinados em setembro de 2011, tendo a imunização validade de 12 meses. A secretaria orienta que qualquer suspeita de doença no Rebanho seja, primeiramente, comunicada à inspetoria local.

"As notícias desta seção são informações de interesse da Medicina Veterinária e Zootecnia que foram divulgadas na mídia. O CFMV não se responsabiliza pelas publicações."