Mormo
13/06/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am
Quarenta e um animais estão em observação, com suspeita.Doença é causada por bactéria e pode contagiar o homem.
Quarenta e um animais estão em observação, com suspeita.Doença é causada por bactéria e pode contagiar o homem.
Mais um caso de mormo foi confirmado na Região Norte de Minas Gerais, pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), nesta terça-feira (12). É o segundo na região. A doença é causada por uma bactéria e ataca principalmente cavalos, e pode ser transmitida para o homem.
O anúncio foi feito durante um evento para a capacitação de veterinários, em Montes Claros. O objetivo é ajudar os produtores rurais no combate à doença. Como medida de segurança, para impedir que a bactéria se alastre, quatro propriedades foram interditadas na região. Quarenta e um animais estão em observação, com suspeita de contágio pela doença.
"A gente tem que ter muito cuidado com a parte de compra de animais. A gente deve comprar só animais com atestado negativo, no caso do mormo e da anemia infecciosa. Deixar o criador consciente da importância do papel que tem para informar se ele desconfiar que o animal apresentar algum sintoma informar ao IMA, para que o IMA tome as devidas providências", disse Pedro Paulo Silveira, fiscal do Ministério da Agricultura.