INTERNACIONAL

07/01/2010 – Atualizado em 31/10/2022 – 9:28am

Uma embarcação veloz utilizada por ecologistas australianos da organização norte-americana Sea Shepherd a fim de seguir baleeiros japoneses ficou destruída após um confronto com pescadores nipônicos na Antártida, informa o jornal on-line "The Age".

O Ady Gil, uma embarcação futurista em carbono e kevlar, capaz de alcançar 93 km/h, se partiu em dois e afundou após um choque no mar contra o navio baleeiro que perseguiam, diante da Commonwealth Bay, segundo o jornal.

Os seis membros da tripulação do Ady Gil foram resgatados ilesos, segundo Paul Watson, diretor da campanha anual organizada pelo grupo Sea Shepherd contra a pesca da baleia.

"O Shonan Maru nº2 se colocou em movimento de repente e deliberadamente avançou contra o Ady Gil, arrancando oito pés [2,4 metros] da proa", afirma um comunicado.

A Sea Shepherd informou que as possibilidades de recuperar o Ady Gil são pequenas, que o ataque "não foi provocado" e foi filmado.

"Esta é uma perda significativa para nossa organização", disse Watson. "O Ady Gil representa uma perda de quase US$ 2 milhões. Ainda assim, a perda de uma única baleia é mais importante para nós e não vamos perder o navio em vão. Este golpe simplesmente aumenta nossa resolução e não vai enfraquecer nosso espírito."

Sob a alegação de pesquisa científica, o Japão burla a moratória internacional sobre a caça das baleias, em vigor desde 1986, o que provoca a revolta de Austrália, Nova Zelândia e outras pessoas que se preocupam com os animais.

Fonte: Folha on line