Mini Porcos
29/05/2012 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am
Uma espécie curiosa de animal de estimação tem conquistado pessoas que querem um bichinho diferente em São Paulo: é o mini porco, que tem feito sucesso nas ruas da capital paulista. Os animais custam de R$ 100 a R$ 1,5 mil, e exigem os mesmos cuidados que outros bichos.
A designer Mariana Luzio, encontrou a Magnólia, um mini porco de apenas 10 meses, em um site. Foi paixão à primeira vista, e ela não pensou duas vezes na hora de comprar. Ao chegar em casa, o animal virou a sensação do bairro. "Toda vez é esse sucesso, todo mundo para, quer passar a mão, tirar foto todo mundo para", contou a jovem.
Dentro de casa, o paparico continua. Magnólia adora um colo, não dispensa uma cenoura e nem um cobertor quando vai dormir. Na hora de fazer suas necessidades, ela já sabe o local certo.
"Na primeira semana ela já aprendeu a fazer no jornalzinho, ela fez uma vez fora, a gente mostrou que era no jornalzinho ela já aprendeu. Ela é muito inteligente, está aprendendo a sentar também", contou Mariana.
Para obter animais tão pequenos, é preciso fazer cruzamentos. "Sempre na ninhada tem um que sai menorzinho, foi o caso da Magnólia, ela saiu extremamente pequenininha. Quando sai um tão pequeno, a gente guarda e quando sai outro tão pequeno a gente cruza, para ter cada vez porquinhos menores", explicou a criadora Flávia Abade.
Ter um bichinho desses, entretanto, dá tanto trabalho quanto cuidar de um cachorro ou de um gato. Os mini porcos precisam ser vacinados e levados ao Veterinário duas vezes por ano. O pêlo precisa de tratamento especial com creme hidratante pelo menos uma vez por semana.
Eles também vivem bastante. "É uma média de 18 anos, então é um bichinho que antes de comprar tem que pensar bastante se ela está disposta a ter um animalzinho por tanto tempo", explicou a criadora.